Transportes Metropolitanos: Estações da CPTM abrigam quatro exposições fotográficas

Público pode conferir fotos do cotidiano da ferrovia, Patativa do Assaré, Paranapiacaba e Lampião

ter, 22/07/2003 - 10h32 | Do Portal do Governo

Entre o fim de julho e a primeira quinzena de agosto, as estações Brás e Guaianazes, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), abrigam quatro exposições fotográficas. A primeira traz momentos da ferrovia, seus personagens e histórias, outra mostra um pouco da vida e obra do poeta popular Patativa do Assaré, a terceira é composta por fotos da vila de Paranapiacaba e a quarta lembra a vida de Lampião. Todas podem ser visitadas diariamente, das 4h à meia-noite.

  • Estação Brás

    Pelas Lentes de Elizeu Pires – A exposição reúne, em 86 fotos, registros dos últimos 25 anos da ferrovia, em São Paulo. São momentos lúdicos e históricos, a exemplo da manifestação salarial de 1985, que culminou em greve de 24 dias, visitas de políticos e artistas, funcionários e usuários, além de trabalhos realizados no cotidiano ferroviário. Elizeu Pires ingressou na ferrovia em 1975, pela Rede Ferroviária Federal. Em 1984 foi convidado a integrar a Assessoria de Comunicação Social da então recém criada Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), incorporada em 1994 pela CPTM, onde trabalha até hoje.

    Patativa do Assaré – O poeta popular cearense é tema da mostra de Gao Oppido e reúne flagrantes do cotidiano do famoso poeta, falecido há um ano. Até hoje, Patativa foi o único poeta brasileiro a ter sua obra estudada na Cadeira de Literatura Popular Universal da Sorbonne, em Paris, em meados dos anos 70. Seu poema mais famoso é ‘A Triste Partida’, feito no começo dos anos 50 e gravado em tom de toada por Luiz Gonzaga, o rei do baião, em 1964. A exposição permanece na Estação até o final deste mês.

  • Estação Guaianazes, na Linha E (Brás-Estudantes)

    Paranapiacaba por Expedito Maciel – A vila e a Estação de Paranapiacaba foram construídas por ingleses da São Paulo Railway em 1867, e são retratadas em aproximadamente 60 fotos tiradas durante visitas do fotógrafo ao local, tombado pelo Patrimônio Histórico.

  • Estação Brás (a partir de 28 de julho)

    Lampião – No dia 28 de julho, data em que se comemora os 65 anos de morte do cangaceiro Virgulino Ferreira, o Lampião, a CPTM inaugura na Estação Brás, a Semana Lampião. Além de uma exposição fotográfica, a programação extensa inclui uma enquete sobre a atuação de Lampião (Herói ou Bandido?), discussões sobre a violência urbana e até o julgamento do cangaceiro, realizado pelo Centro Acadêmico XI de Agosto, da USP.

    (LRK)