Transportes Metropolitanos: Estação Hebraica-Rebouças conta história do sindicalismo no Brasil

Exposição viaja por séculos de história brasileira

ter, 12/04/2005 - 19h45 | Do Portal do Governo

A partir de 13 de abril, momentos importantes da história sindical no Brasil poderão ser conferidos em uma exposição organizada na estação Hebraica-Rebouças, linha C da CPTM.

Para compor a mostra, foram reunidos diferentes materiais iconográficos: 96 fotos, 12 textos, quatro telas (reproduções), trechos de músicas, livros e artigos alusivos aos direitos conquistados pelos trabalhadores brasileiros, por meio das atividades sindicais.

‘Viagem histórica’

Da escravidão no final do século XIX aos imigrantes que trabalhavam duro na lavoura, das atividades nas fábricas à transição política. Esses temas foram resgatados nas obras em exposição, mostrando no contexto como a ação sindical gradativamente ganhou força e assumiu seu espaço legal, com reconhecimento da sociedade.

Como numa ‘viagem histórica’, os usuários do sistema poderão conhecer mais detalhes sobre a influência dos movimentos anarquista e socialista no processo, episódios que marcaram a República Velha, a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, fatos ligados ao Golpe Militar, as greves no ABC paulista, emblemáticas nas décadas de 70 e 80, momentos importantes registrados nos governos de José Sarney, Fernando Collor de Mello, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. E, é claro, as situações vivenciadas pelo sindicalista Lula, hoje o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

A mostra poderá ser apreciada até o dia 1º de maio.

Da Assessoria de Imprensa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM)

F.C.