Transportes Metropolitanos: Estação da Luz contará com mais quatro escadas metálicas

Meta é agilizar a circulação dos 220.000 passageiros que circulam diariamente na estação

seg, 28/11/2005 - 14h07 | Do Portal do Governo

A partir da segunda quinzena de dezembro, os usuários dos trens da CPTM na Estação da Luz contarão com mais quatro escadas metálicas, além das oito rolantes e três de concreto já existentes. A idéia é agilizar a circulação de passageiros, por volta de 220 mil pessoas por dia, que atualmente embarcam e desembarcam no local.

Instaladas nas próprias plataformas, ao lado de outras escadas de concreto, as novas unidades são fixas e se conectarão aos saguões subterrâneos da empresa, por onde ocorre o acesso às demais dependências da estação e também ao Metrô, modal que se interliga gratuitamente à rede CPTM.

Duas unidades já estão sendo construídas na plataforma central, por onde os usuários da Linha E [Luz-Estudantes] e Linha A [Luz-Francisco Morato] transitam. A terceira nova estrutura destina-se à plataforma 1, que recebe as composições da Linha D [Luz-Rio Grande da Serra]. Por fim, a quarta escada será disponibilizada na plataforma 4, em obras.

Com capacidade para suportar mais de 500 quilos por metro quadrado, as escadas têm 1,78 metro de largura e 39 degraus cada. Futuramente, serão substituídas por equipamentos rolantes.

Assessoria de imprensa da Secretaria de Transportes Metropolitanos

J.C.