Transportes Metropolitanos: Estação Brás do Metrô completa 25 anos

Estação tem grande importância no transporte metroferroviário porque permite a conexão com as linhas da CPTM

qui, 11/03/2004 - 8h43 | Do Portal do Governo

A Estação Brás, a primeira estação do Metrô da zona Leste, completou ontem, dia 10 de março, 25 anos de funcionamento. Na época da inauguração, a cidade contava com apenas uma linha de Metrô em operação, a Linha 1-Azul (antiga Norte-Sul), que funcionava de Jabaquara a Santana.

Localizada no quarteirão formado pelas ruas Martin Burchard, Domingos Paiva, Campos Salles e Coronel Mursa, a Estação Brás integrou o primeiro trecho da Linha 3-Vermelha, inicialmente chamada de Leste-Oeste.

Esse trecho, com 2.300 metros de extensão, inicia-se em túnel na saída da Estação Sé, e depois, em elevado por 497 metros, passa pela Estação Pedro II e prossegue por mais 1.044 metros, ainda em elevado, até a Estação Brás.

Inicialmente, o trecho Sé-Brás operou comercialmente das 6h às 20h. O horário de atendimento foi ampliado gradativamente, até igualar-se com o da Linha 1-Azul, que já funcionava das 5h à meia-noite.

A Estação Brás começou a ser construída em 26 de fevereiro de 1977. Os seus 14 mil metros quadrados de área construída abrigam três plataformas: uma central, para desembarques, e duas laterais, para embarques. Além de salas técnicas e uma Base do Corpo de Segurança do Metrô, a Estação Brás dispõe de serviços complementares, como lojas, feiras comerciais, lanchonetes e máquinas de refrigerantes.

Estação de integração metroferroviária

A Estação Brás do Metrô tem grande importância no transporte metroferroviário, pois permite a conexão com as linhas ‘D’ (Luz – Rio Grande da Serra), ‘E’ (Luz – Estudantes) e ‘F’ (Brás – Calmon Viana) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que atendem a zona Leste e a região do ABC.

Em 2000, com a implantação da gratuidade nas transferências entre o Metrô e a CPTM, a demanda diária de entradas desta estação saltou de sete mil para cerca de 100 mil.

No momento, a CPTM realiza obras de conclusão do projeto Integração Centro, no trecho entre Brás, Luz e Barra Funda, que, operando em paralelo à linha 3 do Metrô, permitirá o equilíbrio da demanda, com uma melhoria significativa na oferta de lugares, beneficiando tanto os usuários da CPTM como os do Metrô.

Com 22 quilômetros de extensão e 18 estações, a Linha 3-Vermelha é atualmente a mais extensa do Metropolitano de São Paulo. A linha, que opera no limite da sua capacidade, responde por 1,1 milhão dos 2,5 milhões de passageiros transportados diariamente pelo sistema metroviário.

Do Departamento de Imprensa da Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô

(AM)