Transportes Metropolitanos: Estação Brás da CPTM faz campanha contra o fumo

Será nesta segunda-feira, dia 31, das 14h às 18h

sáb, 29/05/2004 - 15h40 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) realizará Campanha de Combate ao Fumo, nesta segunda-feira, dia 31, entre 14h e 18h, na estação Brás. Para chamar a atenção, será instalado um grande cigarro inflável.

Voluntários da Igreja Adventista serão os parceiros da empresa na realização do evento. A entidade tem um grupo de médicos que, habitualmente, realiza trabalhos contra o tabagismo. Também oferece cursos sobre ‘Como parar de Fumar’, escola de enfermagem, grupo de jovens com várias atividades relacionadas à saúde e grupo de teatro, entre outros.

Os usuários que passarem pelo Brás receberão folhetos como o do Ministério da Saúde: ‘Fique Esperto! O Cigarro usa o Cinema e a TV para te Viciar’. Também será distribuída uma cartilha sobre estresse, fumo, álcool e a importância do exercício físico.

Os interessados poderão medir a pressão arterial e acompanhar uma peça de teatro do grupo de jovens, com o tema ‘Combate ao Fumo’.

Estima-se que, no Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, cerca de 30% da população adulta é fumante. O cálculo é que, todos os anos, ocorrem no País 125 mil mortes por doenças associadas ao fumo. Isso quer dizer que, a cada cinco minutos, um brasileiro morre como conseqüência do tabagismo. Em todo o mundo, a cada oito segundos ocorre uma morte devido ao cigarro.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(LRK)