Transportes Metropolitanos: Equipe do Bird visita obras do Projeto Integração Centro

Será nesta sexta-feira, dia 27

sex, 27/02/2004 - 9h03 | Do Portal do Governo

Uma equipe do Banco Mundial (Bird) visita nesta sexta-feira, dia 27, às obras do Projeto Integração Centro, que estão sendo realizadas entre as estações Brás, Luz e Barra Funda, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o adjunto, Ricardo Toshio Ota, e os presidentes da CPTM, Mario Bandeira, e do Metrô, Luiz Carlos David, acompanham os técnicos na visita, que começa por volta das 10h30 na estação Brás da CPTM. Em seguida (às 11 horas), a comitiva embarca no trem do Expresso Leste em direção à estação da Luz, onde haverá a apresentação de um filme mostrando o cenário das obras antes e após as intervenções.

A equipe do Bird será composta por Danny Leipziger, diretor para a América Latina e Caribe, José Luís Irigoyen, gerente do setor de transportes para a América Latina e Caribe, Maureen Lewis, especialista principal do Departamento Central de Desenvolvimento Humano, e Jorge Rebelo, especialista chefe do setor de transportes para a América Latina e Caribe.

Os investimentos no Projeto Integração Centro somam 95 milhões de dólares, dos quais 45 milhões de dólares são financiados pelo Bird e 50 milhões, recursos diretos do Tesouro do Estado.

Entre as principais obras no trecho de 7 km, ligando as estações Brás, Luz e Barra Funda, estão a construção de uma quarta via de tráfego, a reabilitação da via permanente e da rede aérea existentes; a implantação de um novo sistema de sinalização e telecomunicação e do novo Centro de Controle Operacional (CCO), além da readequação funcional da Estação Brás e a modernização e restauração da Estação Luz.

Um dos principais investimentos do Governo de São Paulo, por intermédio da CPTM, o Projeto Integração Centro transformará a Estação da Luz (centro da Capital) no marco zero da metrópole. O projeto traz um novo conceito de transporte sobre trilhos: facilitará a ligação das regiões leste e oeste da cidade, pelas linhas da CPTM, além de interligar essas linhas com as do Metrô, nos subterrâneos da Estação da Luz. O sistema permitirá viagens mais rápidas e uma transferência mais segura e confortável dos usuários, entre os trens metropolitanos da CPTM e as composições do Metrô.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos

(AM)