Transportes Metropolitanos: Equipe do Banco Mundial faz visita ao Projeto Integração Centro

Grupo percorreu o prédio onde funcionará o novo Centro de Controle Operacional da CPTM

qua, 22/12/2004 - 12h32 | Do Portal do Governo

Jorge Rebelo, responsável pelo setor de transportes para América Latina e Caribe do Banco Mundial (BIRD) realizou, nesta terça-feira (21/12), a última missão oficial de visita às Estações Brás e Luz, que fazem parte do Projeto Integração Centro, financiada pelo BIRD e pelo Governo do Estado de São Paulo.

Acompanhado pelo diretor de Engenharia e Obras da CPTM, Stanislav Feriancic, ele andou pelas instalações da Estação Brás e visitou o prédio onde funcionará o novo Centro de Controle Operacional (CCO), que irá integrar a operação das seis Linhas da empresa e se surpreendeu com o tamanho da sala onde ficarão os controladores de tráfego.

De lá eles seguiram para a Estação da Luz, onde Rebelo elogiou o painel da artista plástica Maria Bonomi, instalado no corredor de interligação com o Metrô. Sobre o Projeto Integração Centro, ele declarou: ‘acho que esse é um dos nossos melhores projetos de infra-estrutura no Brasil. Foi um empréstimo pequeno, bem realizado, com muitas dificuldades, porque fazer uma obra num ambiente urbano, tentando respeitar o fato de a Estação ser um prédio tombado, e ao mesmo tempo ter a operação em movimento, é muito difícil, e isso está sendo reconhecido no Banco como um projeto de primeira categoria’.

Além de Rebelo, outros representantes do BIRD também se mostraram admirados com a obra, considerada especial e desejada por todos os paulistanos ‘nós tivemos um diretor que já veio aqui durante as obras e, recentemente, um chefe da auditoria da qualidade de projetos do Banco Mundial, e todos foram muito elogiosos, e mais contentes nós estamos ainda por ver o número de pessoas que estão utilizando a estação’, declarou.

Ele não poupou elogios ao governador Geraldo Alckmin ‘com a idéia do governador de ter uma transferência livre entre CPTM e Metrô nós estamos vendo o princípio de uma integração geral entre todos os modos de transporte da Região Metropolitana de São Paulo, que é o grande objetivo dos nossos projetos. Essencialmente classes de renda baixa que estão se beneficiando de um projeto que tem todo o mérito. Um projeto que foi essencialmente apoiado em todo momento pelo governador Geraldo Alckmin’, disse ele.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(LRK)