Transportes Metropolitanos: EMTU/SP apresenta Operação Compartilhada a municípios

Serviço envolve a operação de linhas metropolitanas pelos ORCA´s em conjunto com as empresas de ônibus

qui, 01/09/2005 - 19h43 | Do Portal do Governo

A direção da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP)reuniu-se com o prefeito de Jandira, Paulo Henrique Barjud, e representantes das áreas de Transporte e Trânsito dos municípios de Carapicuíba, Osasco e Cotia e São Paulo para apresentar o programa Operação Compartilhada e avaliar a primeira semana de funcionamento do serviço na zona Oeste da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Este serviço envolve a operação de linhas metropolitanas pelos ORCA´s (Operador Regional de Coletivo Autônomo) em conjunto com as empresas de ônibus.

Na oportunidade, a direção da EMTU/SP pôde avaliar o impacto da implantação da Operação Compartilhada e assim estabelecer os ajustes necessários para atender adequadamente os passageiros, levando em conta as considerações dos representantes das prefeituras. Os municípios aprovam essa nova modalidade de serviço, mas com algumas ressalvas que serão analisadas pelos técnicos da EMTU/SP.

É o caso de Carapicuíba que propôs a discussão de outros trajetos para não prejudicar o trânsito no município. Representantes da Prefeitura de Osasco propuseram também a fiscalização conjunta da EMTU/SP e fiscais do município, a fim de coibir o transporte clandestino de passageiros e, ainda, garantir o cumprimento dos horários e itinerários estabelecidos para a operação dos ORCA´s.

Operação Compartilhada

Na Operação Compartilhada, determinadas linhas metropolitanas são operadas pela empresa de ônibus e por ORCA´s cadastrados na EMTU/SP e que agora foram contratados por esta empresa pública, devendo atuar no sistema de transporte intermunicipal com itinerário e horários estabelecidos.

Esta ação conjunta da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP), regulamentada por meio da Resolução STM nº 54, de 02/08/05, tem como objetivo facilitar a fiscalização e coibir o transporte clandestino na RMSP com a organização e implantação do serviço ORCA, garantindo, ainda, o equilíbrio econômico do sistema.

Este novo modo de operação começou em 23 de agosto, na zona Oeste da RMSP que envolve as cidades de Osasco, Carapicuiba, Santana do Parnaiba, Barueri, Jandira, Itapevi, Cotia, e Pirapora do Bom Jesus.

Foram selecionados 72 ORCA´s, dos quais 54 operam 41 linhas escolhidas pelos operadores. Este serviço é monitorado de perto pela Engenharia de Campo da EMTU/SP.