Transportes Metropolitanos: EMTU reduz em cerca de 25% consumo de água

Economia foi obtida com ações internas e criação de alternativas, como sistema de captação de água de chuvas

qua, 25/02/2004 - 9h50 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) contribui com a campanha da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) para a economia de água, com a redução de cerca de 25% do consumo. A EMTU/SP conseguiu economizar até agora, com as ações  internas e a criação de alternativas, como um sistema simples de captação de água das chuvas no Terminal Metropolitano de Cotia, mais de 20 mil litros de água.

Internamente foi lançada pelo Departamento de Serviços Gerais uma campanha, a fim conscientizar os empregados sobre a importância de se economizar água por meio de folhetos afixados nos banheiros e em outras dependências da empresa. O resultado foi uma economia de cerca de 25% no ano de 2003 em relação a 2002.

Economia e conforto aos usuários

No Terminal Metropolitano de Cotia os próprios técnicos da EMTU/SP, em parceria com as prestadoras de serviço ligadas à manutenção e operação do terminal  (Faisca e Arclan), preocupados também  com o conforto dos usuários, desenvolveram um sistema provisório de captação de água de baixa demanda para suprir as necessidades  básicas de limpeza, principalmente dos sanitários utilizados pela população.

O sistema despertou o interesse da população local, pois a região já passou pelo rodízio 36×36 (36 horas de abastecimento e 36 horas de interrupção) estabelecido pela SABESP, em razão dos baixos níveis apresentados  pelo sistema ‘Alto Cotia’. Desde a sua criação, em novembro do ano passado, os 21 mil litros de água captados foram utilizados para a limpeza dos sanitários, dos bancos, das plataformas, passarelas e escadas.

Da Assessoria de Imprensa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos

(AM)