Transportes Metropolitanos: EMTU realiza operação especial em Guarulhos

Sindicato dos Motoristas impediu a saída dos ônibus, com piquete na garagem da Transguarulhense

ter, 12/08/2003 - 13h29 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) coordenou uma operação especial para atender à população de Guarulhos que não pode contar nesta terça-feira, dia 12, com os serviços da empresa de ônibus Tranguarulhense, operadora de 10 linhas intermunicipais que ligam o município a São Paulo, Ribeirão Pires São Bernardo do Campo e Santo André. Esta empresa também opera linhas no município de Guarulhos.

O Sindicato dos Motoristas de Guarulhos impediu a saída dos ônibus por meio de piquete na porta da garagem da Transguarulhense desde às 2h desta terça-feira. O motivo da paralisação, de acordo com informações da empresa, é a contratação de motoristas e cobradores com menor jornada de trabalho e, consequentemente, com salários menores. Esta forma de admissão foi aprovada no último acordo coletivo firmado entre o Sindicato dos Motoristas de Guarulhos e as empresas de ônibus que atuam na região.

Operação de emergência

As empresas Guarulhos Transporte e Auto Ônibus Guarulhos reforçaram a frota das linhas 100 Guarulhos (Vila Mikail) – São Paulo (Mercado da Penha) e 250 Guarulhos (Jardim Itapoá) – São Paulo (Metrô Penha) com mais seis ônibus. Além disso, a linha 100 foi estendida até o Metrô Penha.

A empresa Vila Galvão também acrescentou um ônibus na linha 105 Guarulhos (Jardim Moreira)- São Paulo (Terminal Rodoviário Tietê).

Situação

A partir das 8h40 uma parte da frota começou a sair da garagem com o apoio da Polícia Militar. A Empresa espera que 50% da frota de cerca de 70 ônibus das linhas intermunicipais estejam nas ruas até às 11 horas.

Área de atuação

No município de Guarulhos, a Transguarulhense opera nos bairros Taboão, Jardim Santa Lídia e Jardim Paraíso. Em São Paulo atende aos bairros Campos Elíseos, Brás, Penha e Rodoviária do Tietê.

Da Assessoria de Imprensa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos

(AM)