Transportes Metropolitanos: EMTU promove seminário interno sobre o transporte coletivo

Transporte Público: Mercado, Perspectivas e Ações foi tema do seminário

ter, 10/06/2003 - 17h54 | Do Portal do Governo

O objetivo da diretoria da EMTU foi debater a situação do mercado de transportes, as novas formas propostas pelos técnicos de planejar a gestão dos serviços e as iniciativas em desenvolvimento pelas empresas operadoras.

Transporte Público: Mercado, Perspectivas e Ações

Este é o tema do seminário interno que a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) promoveu nesta terça-feira, dia 10, no Centro de Controle Operacional da empresa, em São Bernardo do Campo.

O evento contou com a presença de empresários de ônibus, especialistas e pesquisadores da Associação Nacional dos Transportes Públicos (ANTP), diretores e técnicos da EMTU e da Secretaria de Transportes Metropolitanos ligados às áreas de planejamento e fiscalização do setor.

Representatividade e Abrangência

O presidente Joaquim Lopes fez a abertura com a palestra ‘O papel e o compromisso da EMTU junto aos clientes do transporte público nas regiões metropolitanas’. Lopes destacou a importância do transporte sobre pneus no Brasil e a representatividade da EMTU neste mercado. ‘A EMTU/SP é terceira maior gerenciadora de transporte coletivo no país e precisa conhecer o potencial que tem para dar a sua contribuição ao setor’.

Rogério Belda, vice-presidente da ANTP, falou sobre as mudanças ocorridas nos deslocamentos nas cidades que atualmente são mais diversificados e distribuídos ao longo do dia, o que dificulta o planejamento do transporte. Também chamou a atenção para a necessidade de operação de ônibus em uma cidade como São Paulo, pois é um sistema mais abrangente. ‘O metrô deve ser considerado como a safena do sistema ônibus e não da cidade congestionada; ele deve ser integrado a um corredor de ônibus para facilitar os deslocamentos’, explicou.

Pesquisas e planos de ação

Os técnicos da Gerência de Logística Integrada da EMTU apresentaram as experiências e ações da empresa com base em pesquisas internas e de imagem do setor e anunciaram a retomada do programa Índice de Qualidade do Transporte (IQT), uma ferramenta para a gestão do sistema que avalia, por meio de pesquisas, a qualidade da frota, da operação e o equilíbrio econômico-finaceiro da empresa. Neste ano, 12 empresas de ônibus participarão do IQT, que tem o objetivo maior de elaborar planos de ação com base nos resultados obtidos.

Por último, Roberto Sganzerla, consultor de comunicação e marketing do SETPESP, sindicatos das empresas de ônibus que atuam nas três regiões metropolitanas de São Paulo – Baixada Santista, Campinas e São Paulo, apresentou o programa para a recuperação de imagem do modo ônibus em São Paulo. Sganzerla declarou que após duas campanhas para coibir o transporte clandestino, o sindicato decidiu mudar o foco com base na última pesquisa da ANTP, pois esta forma de deslocamento não aparece mais com tanto vigor nas respostas dos usuários. A campanha, que inclui 10 peças publicitárias para o vidro traseiro do ônibus e mais 11 peças para serem colocadas no interior do veículo, ressalta os pontos positivos do sistema ônibus.