Transportes Metropolitanos: EMTU passa a emitir a carteira de transporte escolar metropolitano

Estudantes e professores obtêm 50% de desconto nas tarifas de ônibus desse sistema

sáb, 07/02/2004 - 17h51 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), gerenciadora do sistema de transporte intermunicipal das Regiões Metropolitanas de Campinas e da Baixada Santista, passou a ser responsável, neste ano, pela emissão da Carteira de Transporte Escolar Metropolitano. Por meio dela, estudantes e professores obtêm 50% de desconto nas tarifas de ônibus desse sistema.

Com o objetivo de tornar mais ágil o cadastramento das instituições de ensino e o posterior envio dos formulários para a solicitação da Carteira de Transporte Escolar Metropolitano, a empresa solicitou, no início de dezembro, a todas as escolas dos 19 municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC) e dos 9 da Baixada Santista o preenchimento do Formulário de Atualização de Cadastro – 2004.

No entanto, na RM de Campinas, das 472 instituições escolares públicas e privadas que receberam o formulário, até o dia 4, apenas 180 tinham devolvido o documento preenchido, o que pode atrasar a emissão da carteira e prejudicar os estudantes e acadêmicos neste início de ano letivo. Na Região da Baixada Santista, 723 instituições de ensino receberam o formulário e somente 330 enviaram o documento preenchido. Esse procedimento é necessário para verificar se a escola ou faculdade atende às exigências da legislação em vigor e o número potencial de estudantes/professores com direito ao benefício.

Cumprindo a lei

A emissão desse documento pela EMTU assegura o cumprimento rigoroso da legislação vigente, que estabelece critérios para a concessão do benefício. A instituição escolar deve oferecer os cursos do ensino fundamental (regular e supletivo), ensino médio (regular e supletivo), profissionalizante de nível técnico e de graduação superior.

Alunos e mestres podem tornar mais ágil a emissão da Carteira de Transporte Escolar Metropolitano acessando o site www.emtusp.com.br e retirando o formulário para a solicitação do documento. O interessado deve imprimi-lo, preenchê-lo e pagar a taxa de R$ 6,00 em qualquer agência do Banco Nossa Caixa. Antes, porém, deve certificar-se de que sua escola está cadastrada na EMTU.

Caso esteja, pode entregar toda a documentação na secretaria da instituição escolar para encaminhamento à empresa. Nessa documentação devem constar formulário preenchido com autenticação do pagamento da taxa, cópias do RG, do comprovante de endereço atualizado e atestado de comprovante de curso do ensino médio, em caso de cursos técnicos.