Transportes Metropolitanos: EMTU participa de Fórum sobre Transportes Públicos

Apresentação será nesta sexta-feira, dia 15

sex, 15/08/2003 - 9h30 | Do Portal do Governo

O presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, Joaquim Lopes, participará do 26º Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito, promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), em Águas de Lindóia. A apresentação da EMTU será nesta sexta-feira, dia 15, no painel Transporte Intermunicipal.

Na exposição, Lopes falará sobre a EMTU, a empresa responsável pelo gerenciamento do transporte intermunicipal das três Regiões Metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas e Baixada Santista. Além de apresentar os vários serviços gerenciados pela empresa como transporte regular, fretamento, transporte especial Airport Bus Service, entre outros, também mostrará os principais projetos para essas regiões.

Principais Projetos

  • Troncalização do sistema de transporte de São Paulo com a construção de terminais de integração dentro de uma concepção mais simples e de baixo custo, mas que proporcionarão aos clientes metropolitanos mais conforto, segurança e menos tempo de viagem;
  • Estudos para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Baixada Santista, na antiga faixa de domínio do Trem Intrametropolitano (TIM), desativado desde 99. É um sistema de média capacidade e que pode ser o estruturador do transporte na região, é de fácil inserção no meio urbano e não polui o meio ambiente por ser movido a energia elétrica.
  • Construção do Corredor Metropolitano na região Noroeste de Campinas. Este corredor terá 37 km de extensão e interligará os municípios que concentram 80% da demanda metropolitana daquela área: Americana, Nova Odessa, Sumaré, Hortolândia e Campinas

    Corredor Metropolitano de São Paulo: modernidade e qualidade no Transporte

    O Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara também será um dos temas da apresentação da EMTU. Este sistema é referência nacional e internacional para o transporte público de média capacidade. Gerenciado pela EMTU/SP desde 1997, possui grande alcance metropolitano e cumpre efetivamente o papel de integrador da Região Metropolitana de São Paulo, pois facilita o acesso da população a diversos municípios por meio de outros modais como o trem e o metrô.

    A inovação tecnológica e a modernidade sempre estiveram presentes neste sistema por meio de experiências realizadas ou em processo de avaliação para novas tecnologias propostas pelo setores de transporte urbano e energético. Desde a sua concepção, sempre se considerou a opinião dos usuários para inserir novos serviços ou modelos de veículos. O resultado disso é a Pesquisa de Imagem dos Transportes na RMSP, divulgada em maio deste ano, que revela a aprovação do corredor por 90% dos clientes do sistema; um índice que está no mesmo patamar dos serviços prestados pelas linhas Norte-Sul e Paulista do Metrô.

    Índice de Qualidade do Transporte – IQT

    Outro assunto que será abordado pelo presidente da EMTU no Fórum é a implantação do Índice de Qualidade do Transporte (IQT), uma importante ferramenta para a gestão do sistema que avaliará, por meio de pesquisas, a qualidade da frota, da operação e o equilíbrio econômico-financeiro das operadoras, garantindo, assim, uma relação transparente entre a EMTU/SP, órgão gestor, e as empresas de ônibus que atuam nas regiões metropolitanas. Neste ano, 12 empresas participarão do IQT que tem o objetivo maior de elaborar planos de ação com base nos resultados obtidos.


    26º Fórum Paulista de Secretários e Dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito
    Local: Vacance Hotel – Av. das Nações Unidas, 1.374 – Águas de Lindóia/ SP
    Data: 15 de agosto de 2003
    Horário: das 9h às 18 horas