Transportes Metropolitanos: EMTU modifica critérios nas vistorias de ônibus urbanos

Frota de 3,8 mil ônibus urbanos que circula na Região Metropolitana de São Paulo possui idade média de quatro anos

seg, 16/06/2003 - 9h37 | Do Portal do Governo

A EMTU está mais rigorosa na vistoria dos ônibus urbanos que operam as linhas intermunicipais, dentro da política de melhoria e segurança do transporte coletivo na Região Metropolitana de São Paulo. Para isso mudou os procedimentos para elaboração do ranking do sistema que inclui o treinamento dos técnicos das operadoras e a mudança dos critérios de pontuação.

A frota de 3,8 mil ônibus urbanos que circula na Região Metropolitana de São Paulo possui idade média de quatro anos e está distribuída em 645 linhas intermunicipais. Desse total, 150 são integradas às linhas do Metrô, na capital paulista.

Mais rigor

O resultado positivo das alterações dos procedimentos de inspeção da frota  já aparece no último ranking do sistema intermunicipal que teve classificação ‘ótimo’ com pontuação geral de 93,79. No levantamento de dezembro do ano passado, o sistema atingiu o nível ‘bom’ com  82,47 pontos. É importante salientar que o critério de pontuação das empresas de ônibus neste ano mudou: a pontuação mínima para a classificação no  nível ‘bom’ subiu de 80 para 85 pontos. O nível ‘ótimo’ continuou de 93 a 100 pontos.

Deve-se considerar também que o sistema intermunicipal atingiu esta pontuação mesmo com o maior rigor dos técnicos da EMTU nas inspeções da frota realizadas nas garagens das empresas, principalmente nos itens ligados à segurança. Um exemplo é a redução da tolerância em 50% no item folga de direção, que antes era de 2 mm e agora é de 1 mm. A espessura mínima para lonas de freio aumentou de 6mm para 9mm.

Em relação a conforto, o desgaste da borracha das janelas para evitar a entrada de poeira e água aceito pela EMTU caiu de 10 cm para 2 cm. Para a conservação do piso a tolerância é zero.

O treinamento dos técnicos que trabalham na área de manutenção das empresas, um programa iniciado no ano passado, foi o fator determinante para a melhor conservação dos ônibus intermunicipais, na opinião dos profissionais da EMTU.

Da Assessoria de Imprensa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos

(AM)