Transportes Metropolitanos: EMTU instala telefones para deficientes auditivos e da fala

Equipamento é conectado a um telefone público comum, acionado com uso do cartão telefônico

ter, 23/09/2003 - 8h48 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), em parceria com a Telefônica, instalou, em seus Terminais Metropolitanos, aparelhos de telefone públicos especiais para uso de deficientes auditivos e da fala. Desenvolvidos especialmente com o objetivo de assegurar a comunicação e a inclusão social deste grupo de cidadãos, atendem à Lei nº 10.098/2000 que estabelece normas gerais e critérios para a promoção da acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência.

O equipamento é conectado a um telefone público comum, acionado com uso do cartão telefônico. A pessoa portadora da deficiência recebe por escrito as informações enviadas, assim como digita suas mensagens. Se no telefone de destino houver o mesmo aparelho, a transmissão é direta. Caso a ligação seja feita para um telefone comum, um atendente recebe as mensagens e as repassa para a pessoa do outro lado da linha, bastando para isso discar o número 1404.

Foram instalados 12 aparelhos, 9 deles nos terminais do Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara (Ferrazópolis – plataforma A, São Bernardo – plataforma B , Piraporinha – próximo aos sanitários públicos, Diadema – plataforma A, Jabaquara – plataforma A, Santo André Leste – plataforma C, Santo André Oeste – plataforma A, São Mateus – passarela e Sonia Maria), um no posto PEJ – Passageiro Especial Jabaquara, um no Terminal de Cotia (hall de acesso) e um no CECOM/EMTU.

A instalação foi feita pela Telefônica em espaços cedidos pela EMTU, em pontos de fácil acesso a seus usuários e de boa visualização pelos operadores dos terminais, de modo a poderem prestar auxílio e orientação. Uma equipe da EMTU recebeu treinamento sobre a operação do equipamento e o disseminará entre os operadores dos terminais para que seja garantido o suporte às pessoas que fizerem uso dos telefones.

Da Assessoria de Imprensa da Empresa metropolitana de Transportes Urbanos-EMTU

(AM)