Transportes Metropolitanos: EMTU inicia operação compartilhada no sistema intermunicipal de ônibus

Serviço será monitorado pela Engenharia de Campo da EMTU/SP

qua, 24/08/2005 - 9h32 | Do Portal do Governo

A partir desta quarta-feira, dia 24, começa na zona Oeste da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) a operação compartilhada entre o serviço comum de transporte coletivo intermunicipal por ônibus e o serviço Operador Regional de Coletivo Autônomo (ORCA), realizado por microônibus.

Esta ação conjunta da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) e Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP), regulamentada por meio da Resolução STM nº 54, de 02/08/05, tem como objetivo coibir o transporte clandestino na RMSP com a organização e implantação do serviço ORCA.

A operação compartilhada começará nos municípios da área Oeste da Região Metropolitana de São Paulo que envolve as cidades de Osasco, Carapicuiba, Santana do Parnaiba, Barueri, Jandira, Itapevi, Cotia, e Pirapora do Bom Jesus. Os operadores cadastrados na EMTU/SP que não têm contrato com empresas de ônibus que atuam no sistema de transporte intermunicipal nessa área passarão a operar com itinerário e horários estabelecidos.

Foram selecionados 72 ORCA´s, dos quais 54 estão aptos para operar as 41 linhas escolhidas pelos operadores. Este serviço será monitorado pela Engenharia de Campo da EMTU/SP.

Vale ressaltar que operação compartilhada facilitará a fiscalização sobre o transporte clandestino, garantindo o equilíbrio econômico do sistema na região.

Na próxima semana a EMTU/SP discutirá ações conjuntas com a SPTrans para coibir o transporte clandestino de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo.