Transportes Metropolitanos: EMTU discute transporte coletivo com os municípios

Participaram 39 municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo

qua, 27/08/2003 - 12h01 | Do Portal do Governo

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) realizou ontem, dia 26, o primeiro de uma série de encontros com os secretários e diretores de transporte e trânsito dos 39 municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo, dando continuidade ao encontro realizado no último dia 19 com o prefeitos dos municípios da região sudoeste da Grande São Paulo.

‘A intenção da EMTU é estreitar a relação com os municípios e juntos encontrarmos as soluções para os problemas comuns que comprometem os transportes municipal e metropolitano’, esclarece Joaquim Lopes, presidente da EMTU.

A reunião foi realizada no Centro de Controle Operacional da EMTU, em São Bernardo do Campo, com representantes dos municípios de Juquitiba, Itapecerica da Serra, Embu Guaçu, Embu das Artes, São Lourenço da Serra e Taboão da Serra. A discussão envolveu questões ligadas ao planejamento, programação, criação de serviços entre outros assuntos sobre a rede de transporte coletivo.
 
Revisão de projetos

Na oportunidade, a diretoria falou sobre o papel da EMTU de gerenciar o transporte metropolitano, planejando e fiscalizando o sistema, além da apresentação de projetos de melhoria como o da Troncalização. Esta proposta está em reavaliação pelos técnicos, com o intuito de diminuir os custos de infra-estrutura por meio de obras mais simples e funcionais. Para isso, pretende estabelecer parcerias com as prefeituras e a iniciativa privada.

Ficou decidido que no próximo encontro o grupo apresentará um relatório com os problemas comuns para nova discussão. A conversa com os órgãos de transporte e trânsito se estenderá para as outras duas regiões metropolitanas de São Paulo: Baixada Santista e Campinas. Estarão envolvidos no debate, ao todo, 64 municípios.

Da Assessoria de Imprensa da EMTU

(AM)