Transportes Metropolitanos: EMTU avalia operação ORCA na região de Campinas

Alguns ajustes foram feitos para atender os usuários de forma mais adequada

seg, 02/08/2004 - 13h49 | Do Portal do Governo

A EMTU/SP está avaliando há duas semanas o funcionamento do ORCA -Operador Regional de Coletivo Autônomo – na Região Metropolitana de Campinas, desde a implementação efetiva do serviço, em 17 de julho. De forma geral, a operação está dentro das expectativas previstas pelos técnicos. Alguns ajustes foram necessários para atender os usuários de forma mais adequada, além de algumas apreensões para coibir o transporte clandestino e garantir a segurança da população.

O total de 230 ORCA´s passaram a trabalhar em 46 linhas intermunicipais com o objetivo de complementar o sistema de transporte regular e atender os passageiros dos municípios de Monte Mor, Hortolândia, Sumaré, Paulínia e Cosmópolis com destino à Campinas.

Até o momento, no período compreendido entre 4h e 20h, a EMTU/SP está monitorando as linhas em quatro pontos fixos, além da ronda nos itinerários definidos, mobilizando em torno de 30 Agentes de Fiscalização.

Este acompanhamento tem a finalidade de verificar o cumprimento do itinerário pelos operadores; avaliar o carregamento dos veículos, incluindo a lotação dos ônibus metropolitanos, a fim de assegurar o nível do serviço prestado à população.

Ajustes efetuados

Nessas duas semanas, a EMTU/SP constatou a necessidade de ajustes operacionais (quantidade e horários de partidas) em nove linhas do ORCA, em função da incompatibilidade da demanda e oferta de transporte, questão já solucionada pelos técnicos. São as linhas:

  • 636Ex1 Sumaré (Term.Rod.) – Campinas (Botafogo) via Nova Veneza
  • 652Ex2 Sumaré (Term. Rod.) – Campinas (UNICAMP) via Sumaré (Pq. Itália).
  • 659 Sumaré (Pq. Das Nações) – Campinas (Botafogo).
  • 662Ex1Sumaré (Jd. ParaisoII) – Campinas (Botafogo) via Amarais.
  • 663 Sumaré (Pq. Itália) – Campinas (Botafogo).
  • 664 Sumaré (Jd. Maria Antonia) – Campinas (Botafogo).
  • 700 Hortolândia (Jd. Amanda) – Campinas (Centro) via Av. Brasil.
  • 701 Hortolândia (Jd. Amanda) – Campinas (Centro) via Pricesa Izabel.
  • 709 Monte Mor ( Term. Rod. ) – Campinas ( Centro).

    Apreensões

    Nesse período foram recolhidos ao pátio dois veículos: um clandestino e outro regulamentado (ORCA) que apresentava superlotação e problemas nos pneus, comprometendo a segurança dos passageiros. Os condutores foram autuados, conforme o Decreto Estadual nº 24.675 de 30/01/86.

    A monitoração do Sistema de Transporte Metropolitano pela EMTU/SP
    continuará da mesma forma, voltada também para coibir o transporte
    clandestino de passageiros.

    Da Assessoria de Imprensa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos