Transportes Metropolitanos: EMTU adota pregão para licitações

Vantagens desta nova modalidade de licitação são a agilidade nos processos de aquisições e economia

sex, 09/05/2003 - 14h04 | Do Portal do Governo

A partir do dia 15 de maio todas as aquisições de bens e serviços comuns feitas pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) serão feitas por meio de pregão presencial. As vantagens desta nova modalidade de licitação são a agilidade nos processos de aquisições e contratações e a economia que pode propiciar ao poder público.

O edital deve ser publicado oito dias antes do pregão e os participantes conhecem o resultado no mesmo dia. Há, no entanto, prazo de três dias para recurso. Avaliações preliminares constataram que a economia com este sistema pode chegar a mais de 20%, já que o pregoeiro pode negociar o preço do produto com o fornecedor. Os participantes apresentam a proposta escrita e, após análise do pregoeiro, começam os lances verbais para chegar no melhor preço.

A EMTU preparou-se meticulosamente para realizar os pregões com treinamento dos integrantes da comissão nomeada pelo presidente Joaquim Lopes, certificações de pregoeiros, conforme determina a legislação, instalação do software para acompanhamento do pregão presencial, fornecido pela Casa Civil, e duas simulações para evitar qualquer falha no processo licitatório. A empresa cumpre a determinação da Secretaria de Transportes Metropolitanos e do  Decreto do Governo do Estado nº 47.297 de 06/11/02 .

Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – EMTU