Transportes Metropolitanos: Crianças da pré-escola participam do programa ‘Usuários do Amanhã’

Será a primeira vez que o projeto atenderá meninos e meninas com idade entre 5 e 6 anos

ter, 22/10/2002 - 12h15 | Do Portal do Governo

Um grupo de 76 crianças, com idade variando entre 5 e 6 anos, pegará o Expresso Leste, nesta quinta-feira, dia 24. Pela primeira vez, o programa ‘Usuários do Amanhã’, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) receberá alunos de uma pré-escola, a Escola Municipal Educação Infantil (EMEI) Helena Paula Marin, que fica em Guaianazes, na zona leste.

As crianças conhecerão como funciona o sistema de transporte sobre trilhos e receberão orientações sobre a correta maneira de utilizá-lo, bem antes de se tornarem usuárias. Acompanhados de monitores do departamento de Qualidade de Vida, da CPTM, alunos e professores se encontrarão na Estação Guaianazes e embarcam no Expresso Leste, às 9h30, com destino à Estação Tatuapé, onde, de forma descontraída e educativa, participarão de jogos e brincadeiras.

Dentro do trem espanhol, série 2000, dividido em pequenas turmas, o grupo assistirá a simulações de situações que acontecem no dia-a-dia. As crianças serão orientadas a respeitar a faixa amarela de segurança das plataformas, os assentos preferenciais, a entrar e sair do trem com calma, não viajar encostados nas portas, jogar o lixo nas lixeiras, bem como não praticar atos de vandalismo.

A comunicação visual das estações e dos trens, com muitas cores, auxiliarão os monitores nessa tarefa. Em seguida, o grupo retorna à Guaianazes, com chegada prevista para às 12 horas. Com a mesma escola, a oportunidade se repetirá nos dias 29 e 30 de outubro, além do dia 5 de novembro. No total, são esperados 190 alunos.

Usuários do Amanhã

Desde a implantação, em 1987, o programa ‘Usuários do Amanhã’ já recebeu mais de 100 mil pessoas de 7 a 17 anos. Em 2001 foram cerca de sete mil e, neste ano, quase cinco mil adolescentes e crianças, até agora. A programação é realizada em uma, das seis linhas da companhia, geralmente a que estiver mais próxima da escola ou entidade inscrita. São realizadas palestras, viagens de trem e visitas aos CCO´s (Centros de Controle Operacionais). Em algumas visitas especiais, os grupos são levados à Pinacoteca do Estado, que fica ao lado da Estação da Luz.