Transportes Metropolitanos: CPTM vai instalar elevador de esteira em nove estações

Medida vai facilitar acesso de portadores de deficiência física às plataformas dos trens

seg, 03/09/2001 - 13h11 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos, começou a preparar nove estações para receber elevadores de esteira para cadeiras de rodas.

Acoplados nas escadarias das estações, os elevadores facilitarão o acesso dos portadores de deficiência física à plataforma dos trens. Entre os meses de março e junho, o equipamento foi testado em 20 estações e aprovado por 92,5% dos 150 usuários especiais consultados.

As estações Mauá, Santo André e Francisco Morato (linhas A e D), Osasco, Carapicuíba e Itapevi (linhas B e C) e São Miguel, Itaim e Poá (linhas E e F) foram escolhidas pela Comissão de Acessibilidade da CPTM pela alta demanda de deficientes ali.

Na Estação Mauá, passam por dia 150 deficientes, para um público diário de 35 mil passageiros; na Estação Itapevi, 120 deficientes, para uma demanda de 22 mil passageiros/dia.

O elevador de esteira está no mercado desde 1982 e é uma opção prática e barata às rampas móveis e aos elevadores convencionais para deficientes. É movido à bateria recarregável, que alimenta um motor de corrente contínua de 12 volts.

Entre as vantagens estão o pequeno espaço que ocupa, de apenas 80 centímetros, a facilidade de instalação e a pouquíssima manutenção exigida.

O equipamento já vem com a cadeira de rodas, embora nele possa ser acoplada a cadeira do próprio usuário, se ela tiver as medidas universais.

Hoje, 16 estações da CPTM possuem equipamentos para deficientes, além de sanitários especiais, e são em geral as construídas mais recentemente. É o caso das estações da Linha C – Sul (Osasco-Jurubatuba), que ficam ao longo da Marginal Pinheiros, e as da Linha E – Leste Tronco (Brás-Mogi das Cruzes) correspondentes ao Expresso Leste. O plano da CPTM é também dotar as estações mais antigas desses equipamentos.