Com objetivo de evitar falhas que poderiam afetar a circulação, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) trocou mais de 112 mil metros de fio trolley e mensageiros, condutores de energia elétrica para os trens, entre os anos de 2001 e 2002.
A substituição dos fios faz parte da programação de manutenção preventiva da empresa. Nas linhas A (Brás-Francisco Morato) e D (Barra Funda–Rio Grande da Serra) foram trocados 24,7 mil metros no período; 51 mil metros nas linhas B (Júlio Prestes–Itapevi) e C (Osasco–Jurubatuba); além de 37, 2 mil metros nas linhas E (Brás-Estudantes) e F (Brás-Calmon Viana).
O atrito dos fios com os pantógrafos dos trens provoca o seu desgaste e por este motivo a substituição é realizada periodicamente. Cerca de 120 homens executam o serviço ao longo dos 270 quilômetros de rede aérea da CPTM, ou 600 quilômetros se incluirmos as redes de ida e volta, os pátios e oficinas.