Transportes Metropolitanos: CPTM triplica o número de blitze no primeiro semestre

Ações visam coibir a ação de vândalos e assaltantes, inibir o consumo de drogas

qui, 07/07/2005 - 12h24 | Do Portal do Governo

No primeiro semestre de 2005, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizou 188 blitze em trens e estações do sistema, com abordagem de 16.213 usuários. O número representa um aumento de quase 200% em relação ao mesmo período de 2004, quando houve 67 blitze e 5.360 pessoas passaram por averiguação.

Essas ações visam coibir a ação de vândalos e assaltantes, inibir o consumo de drogas e evitar qualquer outro tipo de irregularidade operacional. Além disso, também ajudam na identificação de cidadãos procurados pela polícia ou que tenham pendências judiciais.

Com a participação da equipe de segurança da empresa e o apoio das Polícias Militar e Civil, nos últimos seis meses as blitze resultaram em 57 ocorrências, lavradas em distritos policiais da capital e região metropolitana. Foram 51 casos motivados por porte de entorpecentes, cinco indivíduos flagrados com arma de fogo e um identificado como foragido da Justiça. No ano passado, de janeiro a junho, 84 pessoas terminaram em delegacias, após as averiguações.

Movimentação

Do total de 188 operações no primeiro semestre, 42 aconteceram na Linha A (Luz-Francisco Morato) e 36 na Linha D (Luz-Rio Grande da Serra), trechos nos quais 5.103 pessoas acabaram sendo revistadas.

Na linha E (Luz-Estudantes), os registros apontam 38 blitze, enquanto na Linha F (Brás-Calmon Viana) as estatísticas demonstram 33 intervenções – nesse par de linhas, 2.605 pessoas foram abordadas.

Por fim, na Linha B (Julio Prestes-Itapevi) aconteceram 30 operações e na C (Osasco-Jurubatuba) nove. Ambas geraram a abordagem de 8.505 usuários.

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM
Assessoria de Imprensa

(LRK)