Transportes Metropolitanos: CPTM trabalha 24 horas para atender 1,2 mi de usuários por dia

Serviços de manutenção pesada são executados de madrugada

ter, 30/03/2004 - 10h43 | Do Portal do Governo

Os cuidados técnicos necessários para manter funcionando as seis linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) não param nunca. O objetivo é prestar atendimento com qualidade a 1,2 milhão de pessoas que, diariamente, utilizam seus serviços. Os trabalhos ocorrem ininterruptamente nas vias permanentes (trilhos e dormentes), sistemas elétricos (subestações, telecomunicação e sinalização) e obras civis (construções e reformas de estruturas).

Grande parte da manutenção do sistema, mesmo com a circulação dos vagões de carga, é realizada no período noturno, da meia-noite às 4 horas. Instrumentos de alta tecnologia ajudam na execução dos serviços, como a socadora-alinhadora e niveladora de vias Plasser SAP 4, cuja cabine se parece com a de um boeing por causa da quantidade de comandos eletrônicos. A máquina, que pesa 42 toneladas e mede 18,54 m x 3,3 m, é capaz de corrigir imperfeições da via com a simples inserção de dados num programa de computador.

Pesando 12 toneladas, equipados com guindastes e carretas-reboque, os chamados caminhões de linha, de 7 m x 3 m, transportam material e o pessoal até os locais de trabalho. Os trens de lastro da rede aérea, com quase 70 metros de comprimento e formados por três vagões especiais e uma locomotiva-reboque, auxiliam nos constantes cuidados técnicos das vias operacionais eletrificadas.

Equipe da madrugada – O gerente de manutenção de instalações fixas da CPTM, Evaldo José dos Reis Ferreira, coordena todo o trabalho. Estão sob o seu comando 1,2 mil funcionários divididos em dois turnos. “Cerca de 200 pessoas se empenham durante a madrugada, para que, a partir das 4 horas, o sistema esteja pronto para a circulação das composições.”

As tarefas noturnas são as que exigem interdição da circulação dos trens, pois durante o dia causariam prejuízos aos passageiros.
“A equipe da madrugada cuida da via permanente (trilhos e dormentes), e também da via aérea de tração, constituída por 740 quilômetros de cabos elétricos acima da linha, de onde o trem capta a energia para se movimentar”, explica o gerente.

Para os serviços de alinhamento, tensionamento e substituição de componentes (suspensórios, isoladores, garras e ferragens diversas), são necessários seis trens de lastro com vagões adaptados com plataformas no teto, permitindo que o pessoal trabalhe em pé, na altura ideal para alcançar a rede aérea. Cada lastro tem três vagões: dois de plataforma e um de bobinas dos fios mensageiros e trolley.

Para auxiliar nessa operação são feitas inspeções da rede aérea com câmeras de vídeo fixadas no teto de trens especiais (sem passageiros) que percorrem todas as linhas para verificar os pontos que precisam de manutenção.

Operação plano de apoio emergencial

Além das intervenções preventivas noturnas programadas, a empresa mantém equipes estrategicamente posicionadas em todas as linhas, durante 24 horas, para atendimentos de emergência. São acionadas quando há ocorrência de falhas tanto nos sistemas de sinalização e telecomunicações, como na rede aérea ou na via permanente, para resolver rapidamente os problemas que prejudicam a circulação.

Quando os serviços são de proporção maior, como a construção de um pontilhão, os trabalhos requerem mais tempo. Nesses casos, o trecho é interrompido no final de semana, quando o fluxo de passageiros diminui. A interdição começa após o horário de pico do sábado, às 16 horas, e se estende até as 4 horas da segunda-feira com a operação Plano de Apoio a Empresas em Situação de Emergência (Paese). São providenciados ônibus para transportar os passageiros, pela necessidade de interrupção do tráfego nas linhas.

Equipes do Centro de Informação da Manutenção também permanecem em regime de trabalho, ininterrupto, nos Centros de Controle Operacionais (CCOs) das estações Brás, Luz e Presidente Altino. Elas são responsáveis pelo controle da manutenção e centralização das informações das condições dos sistemas. Esse trabalho consiste na identificação e controle de falhas, atendimento corretivo emergencial, acionamento de funcionários de plantão e controle de manobras elétricas do sistema.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)