Transportes Metropolitanos: CPTM terá mais quatro ‘Estações Referência’ na Linha C

Conceito envolve melhoria de instalações e aperfeiçoamento de gestão

qui, 17/06/2004 - 10h35 | Do Portal do Governo

Dentro de dois meses, a Linha C (Osasco/Jurubatuba) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) terá quatro novas ‘Estações Referência’: Berrini, Morumbi, Vila Olímpia e Granja Julieta. O conceito envolve não apenas a realização de obras mas também a forma de gestão, com o objetivo de tornar ainda melhor o atendimento ao usuário e também facilitar o trabalho dos funcionários.

O prazo previsto é curto porque as estações são novas (2002) e não demandam grandes reformas para a adequação das instalações, ao contrário do que ocorreu na primeira estação referência inaugurada no último mês de janeiro, na Lapa, Linha A (Luz-Francisco Morato) e Ipiranga, ainda em obras na Linha D (Luz-Rio Grande da Serra). As reformas prevêem pequenos reparos na parte elétrica e hidráulica, pintura nas salas operacionais, bilheterias blindadas, entre outros itens.

Gestão

Na última terça-feira, dia 15, representantes das Gerências de Estações e de Gestão de Qualidade tiveram uma reunião com os chefes gerais das unidades envolvidas, primeiro passo para viabilizar o projeto, já que é fundamental o engajamento de todos os funcionários nessa busca de qualidade.

No encontro, foram apresentadas as propostas e entregue o ‘Termo de Compromisso de Gestão de Prestação de Serviço ao Usuário’, documento que será discutido entre os chefes, encarregados e agentes operacionais, para que elaborem metas a serem cumpridas. As próximas reuniões envolverão também esses últimos funcionários.

O chefe geral da Estação Granja Julieta, Antonio Carlos Florindo, há 20 anos na ferrovia, ficou muito empolgado com a idéia: ‘Eu acho extremamente importante o trabalho que a CPTM vem desenvolvendo em algumas estações do sistema, isso também nos ajuda a focar o nosso objetivo maior que é o usuário, dando maior atenção e fazendo com que esse usuário transmita para outros a segurança, a praticidade e a rapidez do transporte ferroviário, explicou’.

Para Severino Ramos L. dos Santos, da Estação Morumbi, com 18 anos de empresa, o trabalho também trará benefícios para os funcionários. ‘A expectativa de se trabalhar numa estação modelo traz um estímulo maior para a nossa carreira’, concluiu.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(LRK)