Transportes Metropolitanos: CPTM retira mais de 16 toneladas de detritos no combate à dengue

Foram feitos neste ano mutirões, com o apoio de funcionários, nos seus 270 quilômetros de ferrovia

ter, 23/12/2003 - 12h30 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) realizou várias ações de combate à dengue, durante 2003, nos seus 270 quilômetros de ferrovia. Em todas as seis linhas da empresa foram feitos mutirões com o apoio de funcionários, que recolheram um total de 16.520 toneladas de detritos, ou 1.652 sacos de lixo de 100 litros, com objetos que poderiam servir de criadouro para o mosquito causador da doença.

Os mutirões se concentraram nos 100 metros de cada lado das estações, área em que os usuários jogam mais detritos enquanto esperam o trem. A limpeza das vias e combate a possíveis criadouros do mosquito, no entanto, é contínua. Para isso, a CPTM dispõe de mais de 250 homens da Frente de Trabalho do Governo do Estado, que fazem capina e retiram o mato, entulho e lixo, enfim, realizam a limpeza da ferrovia.

Além disso, todo o contingente de trabalhadores que atuaram nos canteiros de obra, até 2 mil em determinados momentos de 2003, foram treinados como agentes multiplicadores no combate à doença. Nesses locais, os cuidados com poças d’água e armazenamento inadequado de materiais devem ser permanentes.

Outras ações de orientação como distribuição de folhetos, fixação de cartazes e avisos sonoros nas 92 estações, também ajudaram funcionários e usuários na conscientização, prevenção e combate ao mosquito. Os prédios administrativos, oficinas, pátios e demais dependências da CPTM receberam visitas das assistentes sociais da empresa, que tiveram o trabalho de conscientizar os funcionários que ali atuam. As comunidades lindeiras, igualmente, realizaram mutirões com ajuda da empresa e da Frente de Trabalho.

O Programa de Prevenção à Dengue, da CPTM, vem trabalhando com uma extensa agenda desde o início de 2001, com o apoio do Centro de Controle de Zoonoses.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(AM)