Transportes Metropolitanos: CPTM restaura plataforma do século XIX na Estação Brás

Obras fazem parte do Projeto Integração Centro

qua, 04/09/2002 - 13h00 | Do Portal do Governo

A plataforma 1 da Estação Brás, a única que conserva traços originais da construção, de 1867, está sendo restaurada. O local possui traços da fachada, telhado, estruturas metálicas, tijolos e bancos da época que a estação foi erguida.

No forro do telhado está sendo feita a recuperação das estruturas de madeira, e a calafetação, que consiste no fechamento de frestas com pasta de cola misturada a pó de serra. Na parte superior do telhado foi aplicado um protetor com pulverizador, que serve de imunizante contra umidade e cupins. Depois foi instalado um feltro asfáltico, que serve como uma manta de sub-cobertura (debaixo das telhas), garantindo a impermeabilização e o isolamento térmico. Ainda no local, estão sendo instaladas barrotas de madeira tratada, que servirão de estrutura para as telhas de zinco.

Já nas estruturas metálicas foi aplicado um fundo protetor anti-oxidante, para posterior pintura com esmalte sintético da cor original. O piso da plataforma está sendo preparado para colocação do contrapiso, e posterior piso com acabamento vassorado (frisado). Debaixo do piso foi instalado o sistema de captação de águas pluviais.

As obras fazem parte do Projeto Integração Centro, que permitirá a ligação entre as regiões leste e oeste da cidade, além da conexão das linhas da CPTM com as do Metrô de São Paulo.