Transportes Metropolitanos: CPTM registra crescimento nos primeiros quatro meses do ano

Modificações no processo de arrecadação e controle aumentaram em 3,7% o número de pagantes

qua, 26/05/2004 - 9h07 | Do Portal do Governo

No primeiro quadrimestre de 2004, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) apresenta resultados que reforçam a tendência de crescimento observada nos últimos anos. Entre os principais indicadores, destaca-se o aumento do número de passageiros transportados e dos usuários pagantes.

A CPTM transportou de janeiro a abril desse ano 116.658.581 usuários contra 113.027.612 de 2003, o que representa um crescimento de 3,2%. Também o número de pagantes aumentou 3,7% no mesmo período, passando de 65.972.104 para 68.438.249.

Com o maior crescimento ficou a Linha C (Osasco – Jurubatuba), que registrou alta de 13,9% no número de passageiros transportados e 9,6% no de pagantes, entre o primeiro quadrimestre de 2004 e 2003. Em segundo lugar está a Linha B (Julio Prestes – Itapevi), que teve aumento de 6,2% em usuários transportados e 5,3% em pagantes.

De acordo com dados da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), a CPTM é um dos modais de transporte coletivo com maior crescimento no Brasil nos últimos anos. Desde 1998, a empresa registra aumento no número de passageiros transportados. No setor de transporte sobre trilhos de passageiros, a companhia só é superada pelo Metrô-SP, ficando à frente de empresas como o Metrô-RJ, Supervia e Flumitrens (RJ), e Trensurb, de Porto Alegre.

A evolução do número de pagantes decorre, principalmente, de medidas associadas a modificações no processo de arrecadação e controle, ao longo de 2003, como a instalação de bloqueios eletrônicos em todas as estações. Além disso, foram adotadas ações para inibir e coibir fraudes e uso indevido do sistema.

Segurança

Uma das medidas adotadas para melhorar a arrecadação é a utilização de circuito fechado de TV para monitoramento e gravação de imagens nas estações, para inibir práticas criminosas, permitir a identificação de criminosos e orientar as estratégias de atuação da segurança.

O fechamento e elevação de muros em pontos vulneráveis das estações identificadas como críticas em relação à evasão de renda também contribuiu para a melhoria dos indicadores. Outras ações foram igualmente implementadas como o reposicionamento das equipes de segurança em pontos vulneráveis, a efetiva redução no número de assaltos, reduzindo o comércio ilegal de bilhetes roubados nas imediações das estações e o uso experimental de cães como o auxílio aos agentes de segurança no combate e inibição de acesso indevido ao sistema.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(AM)