Transportes Metropolitanos: CPTM registra aumento no número de passageiros

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qua, 22/08/2001 - 13h46 | Do Portal do Governo

Este ano, a empresa já transportou demanda equivalente à população brasileira

Os investimentos realizados pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos(CPTM) nos seus trens vêm aumentando o número de passageiros. Nesta semana, a empresa, vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, está registrando uma demanda equivalente a toda a população brasileira – 165 milhões de passageiros. No ano passado, este número foi atingido apenas no dia 30 de setembro.

A comparação com 1999 torna este crescimento ainda mais eloqüente. Naquele ano, a equivalência com a população brasileira – 165.861.706 passageiros – só foi alcançada em 27 de outubro. O aumento da demanda não aconteceu por acaso. Os investimentos feitos pela empresa nas seis linhas do sistema, em obras e melhorias, e também no treinamento e aperfeiçoamento do pessoal, têm muito a ver com isso.

De 1995 até agora, a empresa investiu US$ 1,3 bilhão em novas obras e melhoramentos do sistema, com recursos do Governo do Estado e de agências nacionais e internacionais.

Uma das principais obras foi o Expresso Leste, trecho modernizado da Linha E – Leste Tronco entre as estações Brás e Guaianazes. O trecho opera hoje com sofisticados trens espanhóis, em estreita articulação com a Linha 3 – Vermelha (Leste-Oeste) do Metrô. O resultado é que a Linha E teve um aumento de demanda de 55%, de 2000 para 2001, e de 87% de 1999 para 2001.

Outra obra é a Dinamização da Linha C – Sul (Osasco-Jurubatuba). Esta linha recebeu sete novas estações ao longo da Marginal Pinheiros e outras oito antigas estações serão modernizadas. A via permanente, assim como os sistemas de telecomunicações e sinalização e o
Centro de Controle Operacional – CCO, passam também por processo de modernização. A Linha C registrou aumento de 44% no volume de passageiros transportados de 2000 para 2001, e de 61% de 1999 para 2001.

Nas linhas que receberam apenas melhoramentos também foi verificado aumento da demanda. Apenas no período 2000-2001, a Linha A – Noroeste (Brás-Francisco Morato) teve
crescimento da demanda de 7%; a Linha B – Oeste (Júlio Prestes-Itapevi), também de 7%; na Linha D – Sudeste (Barra Funda-Rio Grande da Serra) a demanda cresceu 9%; e na Linha F – Leste Variante (Brás-Calmon Viana), 29%, sem dúvida o crescimento mais significativo.

E a CPTM não está investindo apenas nas linhas existentes. Seguem adiantadas as obras da Ligação Capão Redondo-Largo 13 (Linha 5 de metrô), na zona sul, cuja primeira etapa deverá estar concluída no primeiro semestre de 2002. O trecho terá uma extensão de 9,4 km, dos quais 7 km em vias elevadas, e seis estações. E já foram iniciadas as obras do Projeto Integração Centro, com o qual a CPTM pretende ligar as estações Brás, Luz e Barra Funda, hoje desconectadas. O projeto prevê ainda a remodelação funcional e a restauração arquitetônica da Estação da Luz.