Transportes Metropolitanos: CPTM reforça segurança nas estações próximas a centros comerciais

Estações comerciais contam 800 câmeras eletrônicas

sex, 09/12/2005 - 11h49 | Do Portal do Governo

Todos os anos, a movimentação de usuários na CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aumenta no mês de dezembro, índice que cresce gradativamente à medida que as datas festivas se aproximam. Por isso, a empresa reforça o esquema de segurança, com um maior número de agentes no efetivo das principais estações, como Brás, Luz, Barra Funda, Tatuapé, Osasco e Lapa (linhas A e B) – unidades que permitem acesso a importantes núcleos de compras.

‘A estratégia visa inibir a ação de infratores que se aproveitam da distração das pessoas e tentam furtar bolsas, sacolas e outros pertences dos usuários’, explica Leopoldo Correa Filho, gerente de Segurança da empresa. Tanto nas estações como nos trens, avisos sonoros são também veiculados, com freqüência, alertando os passageiros para que estejam atentos e sejam cuidadosos com seus pertences, mantendo-os junto ao corpo.

Além dos profissionais que atuam na vigilância, a ‘operação Natal’ da CPTM conta com aliado de peso este ano. É o monitoramento eletrônico que envolve as 83 estações comerciais, com cerca de 800 câmeras instaladas em diversos pontos da rede. As imagens são acompanhadas em tempo real, 24 horas por dia. E qualquer movimento suspeito é detectado rapidamente, com a pronta intervenção.

Segundo Leopoldo, o recurso das câmeras vêm garantido excelentes resultados desde que foi concluída a instalação dos equipamentos nas estações, há alguns meses. ‘Facilitou muito a nossa atuação imediata, além de proporcionar as imagens gravadas, que são analisadas cuidadosamente e ajudam a identificar infratores que tentam agir em nossas dependências’, reforçando que alguns, inclusive, já foram detidos graças a esse sistema.

Acréscimo

Os números da companhia mostram que apenas nos primeiros cinco dias deste mês, a média diária de passageiros na Estação Brás, por exemplo, cresceu 9%, passando de 134,8 mil pessoas em novembro para 147 mil em dezembro. Na Luz, os dados também demonstram essa tendência. No mês passado, a média diária era de 92,5 mil pessoas, quantidade que subiu para 97,1 mil entre os últimos dias 1 e 5 (aumento de 4,8%).

Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transp. Metropolitanos

M.J.