Transportes Metropolitanos: CPTM realiza reforma em estações do sistema

Trabalho agora está concentrado na Linha D que liga a Barra Funda à região do ABC

qua, 05/09/2001 - 12h22 | Do Portal do Governo

Trabalho agora está concentrado na Linha D que liga a Barra Funda à região do ABC

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, está desenvolvendo um amplo programa de reformas nas estações da Linha D – Sudeste (Barra Funda-Rio Grande da Serra).

As obras, que envolvem 12 das 18 estações do trajeto, visam recuperar os pontos em mau estado das edificações e melhorar as instalações elétricas e hidráulicas. A implantação de sanitários para deficientes e a padronização da comunicação visual também fazem parte dos trabalhos.

O novo padrão visual, já desenvolvido pela CPTM, tornará o acesso mais fácil para os passageiros e as estações esteticamente mais modernas. A nova comunicação visual será implantada em toda a rede metropolitana de trens.

As obras devem estar concluídas no começo do ano que vem. Elas fazem parte do “Programa Emergencial de Manutenção Civil das Estações”, que já contemplou algumas estações da Linha E – Leste Tronco (Brás-Mogi das Cruzes/Estudantes) e da Linha F – Leste Variante (Brás-Calmon Viana), e começa a ser desenvolvido também na Linha B – Oeste (Júlio Prestes).

A única linha que ficará de fora do programa é a Linha C – Sul (Osasco-Jurubatuba), cujas obras de reforma são parte do projeto de dinamização daquele trajeto. Na Linha C, a CPTM construiu sete novas estações entre meados do ano passado e o começo deste ano. Essas estações ficam na Marginal Pinheiros.

A via permanente, a rede aérea, os sistemas de sinalização e telecomunicações também receberam investimentos.

O trabalho nas estações da Linha D, assim como o realizado nas outras linhas, está sendo tocado, na maior parte, por pessoal próprio da CPTM. Apenas duas estações – Ipiranga e Tamanduateí – necessitarão de intervenções de maior fôlego, por exigirem obras de recuperação estrutural e a impermeabilização geral dos edifícios. A tarefa exigirá a contratação de empresas especializadas, por meio de licitação.

As estações que vêm sofrendo as maiores intervenções são as de Santo André, Mooca, Mauá, Ribeirão Pires, Prefeito Saladino e Rio Grande da Serra, embora todas as estações constantes do programa estejam sendo grandemente melhoradas.

As obras vão desde o reparo de pisos, plataformas e saguões até a pintura geral do edifício, passando pelo conserto de acessos, alambrados e gradis. Obras de impermeabilização e nas áreas elétrica e hidráulica também estão sendo realizadas.

As estações que estão em vias de ter o trabalho encerrado ficarão como novas. A Estação Móoca, por exemplo, teve o piso de todas as alas reformado – inclusive o das plataformas -, as paredes e também alguns pisos foram pintados, portas acabaram trocadas.

A parte elétrica e hidráulica recebeu novas instalações. Finalmente, as áreas externas da estação ganharam uma mão de tinta em todas as dependências, na cor areia.