Transportes Metropolitanos: CPTM realiza megaoperação de limpeza na Linha F

Lixo jogado nas vias pode causar proliferação de doenças e entupimento de canaletas

qui, 14/07/2005 - 13h20 | Do Portal do Governo

Nesta quinta-feira, dia 14, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) promove uma megaoperação de limpeza nas vias da Linha F (Brás-Calmon Viana). O trabalho foi programado para retirar a grande quantidade de lixo e entulho lançados na malha ferroviária pela população lindeira. E que se acumula rapidamente entre as estações, principalmente na área entre São Miguel Paulista e Itaim Paulista, considerada crítica. Estima-se que nesse trecho – foco da intervenção – haja por volta de 120 toneladas de sujeira, incluindo lixo doméstico, móveis velhos e até cadáveres de animais.

Nas regiões mais afetadas, periodicamente as equipes de manutenção atuam para minimizar a situação, já que o acúmulo de lixo nas vias pode ocasionar a proliferação de doenças, animais peçonhentos e entupir canaletas – provocando enchentes em período de chuvas, o que pode provocar lentidão e até interromper a circulação dos trens.

Segundo o engenheiro e coordenador Waldir Redondo, as atividades serão realizadas ao longo de dois dias, por 140 bolsistas da Frente de Trabalho – que integram o PEAD (Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego), do Governo do Estado de São Paulo. Esses grupos auxiliam na manutenção da malha ferroviária e atuam na CPTM sob coordenação da DO (Diretoria de Operação e Manutenção). Também participarão da empreitada de remoção três caminhões basculantes, com capacidade para seis metros cúbicos de carga cada.

Toneladas de lixo

Esse é um problema sério enfrentado pela empresa, que demanda esforços diários para tentar evitar suas conseqüências. Em 2004, nas seis linhas do sistema, foram recolhidas 5,7 mil toneladas de detritos – cerca de 950 viagens em caminhões basculantes. Ainda no período, foram coletados dejetos que encheram quase 2,5 mil sacos de 100 litros, aproximadamente 28 mil kg de plásticos, 5 mil kg de papel e 320 unidades de pneus, tudo separado e doado a instituições sociais.

Só na Linha F, no ano passado, o volume de material chegou a 2,4 mil toneladas – média mensal de 200 toneladas, que se repete em ritmo similar em 2005. Por isso, um mutirão entrará no circuito para reverter o quadro nesta quarta-feira.

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM
Assessoria de Imprensa

(LRK)