Transportes Metropolitanos: CPTM produz rodeiros ferroviários com tecnologia de ponta

Todos os serviços executados na oficina de conjunto de eixo e roda são controlados por um sistema informatizado

seg, 29/09/2003 - 9h38 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) mantém nas suas dependências uma das mais modernas oficinas de rodeiros (conjunto de eixo e roda) ferroviários do País. Atualmente, com capacidade para produzir entre 80 e 100 peças mensais, a Seção de Rodeiros, como é chamada, realiza montagem, desmontagem e usinagem desses rodeiros para trens, locomotivas e vagões.

Localizada em Presidente Altino, em Osasco, a oficina conta com três máquinas de tecnologia de ponta recém adquiridas pela empresa: um torno horizontal para usinagem de eixos CNC (Comando por Controle Numérico para serviços de precisão), de fabricação brasileira; um torno vertical para usinagem de rodas CNC; e uma prensa hidráulica computadorizada, de 300 toneladas, ambas de fabricação japonesa.

“Pretendemos ampliar a produção para 120, 140 mensais para atender a toda a frota”, revela o engo Eduardo Massa, coordenador de Mecânica da oficina de Altino. A produção desses equipamentos traz economia para a empresa, como explica o engo Ângelo Antônio Nigro, coordenador do setor de elétrica da oficina. “Um rodeiro tem vida útil entre dois a seis anos, dependendo da série do trem e pode custar cerca de R$ 20 mil só em peças”.

Uma grande quantidade de componentes também é produzida e mantida na oficina. “O parque de peças é bem diversificado, pois existem equipamentos das mais diversas gerações e nacionalidades”, diz Massa. Somente na seção pneumática são mantidos cerca de 200 equipamentos e componentes como válvulas de freio, compressores de ar, pistões de porta, entre outros.

Todos os serviços executados na oficina são controlados por um sistema informatizado de Ordens de Serviço. Com isso, pode-se controlar todo o fluxo de manutenção do componente ou equipamento desde a sua entrada e recebimento nas seções até sua saída para os abrigos de trens.

Oficina e Abrigo

A cerca de 500 metros do prédio administrativo de Presidente Altino, após os almoxarifados, localizam-se o maior abrigo e a maior oficina da CPTM. Em uma área de aproximadamente 14 mil m2, este é o único abrigo de trens com oito linhas da companhia – os outros (Engo São Paulo e Lapa) possuem apenas três linhas.

Em 39.243,00 m2 de área construída, incluindo a oficina, o abrigo é responsável pela manutenção preventiva e corretiva da frota de trens das séries 5000, 4800, 2100 e 3000, da CPTM. Sob a responsabilidade do engo Mário Mandelli, 124 funcionários trabalham em turno, na corretiva, e, no horário comercial, na preventiva.

Dividida em duas especialidades: Mecânica e Elétrica, a oficina de Manutenção de Equipamentos de Altino possui 155 empregados distribuídos em 11 seções, cada qual com uma especialidade, para o atendimento de toda manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos de toda a frota de trens da CPTM. Uma seção baseada na Lapa, que também auxilia na produção de rodeiros, com 25 empregados, completa a equipe da oficina.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(AM)