Transportes Metropolitanos: CPTM prevê para julho encontro de suas Linhas com o Metrô, no Bairro da

nd

seg, 17/06/2002 - 12h31 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) prevê para segunda quinzena de julho o encontro subterrâneo entre as linhas da CPTM com as do Metrô, no Bairro da Luz. O túnel, que permitirá a ligação dos dois sistemas, já está com uma profundidade de quatro metros.

Nos acessos das ruas Mauá e Casper Líbero, entorno da Estação da Luz, as escavações atingiram um total de 14 metros, até o momento. Naquele local, foram removidos 29 mil metros cúbicos de terra de um volume total de 30 mil.

No acesso da Pinacoteca, já foram retirados aproximadamente 2.400 metros cúbicos de terra, que representa cerca de 60% do total previsto, em torno de 4 mil metros cúbicos. A primeira fase deste acesso está concluída, após concretadas as paredes, o piso e a laje do teto. As escavações da segunda fase seguem em andamento e nelas já se chegou a 5 metros de profundidade.

Para a segunda quinzena de junho, também ficou programada a concretagem de mais uma etapa da laje de teto dos saguões subterrâneos. Desta vez, serão aplicados cerca de 1.200 metros cúbicos de concreto na área dos saguões sob a plataforma 1. Esta laje terá 1 metro de espessura e poderá suportar a passagem simultânea de até quatro trens, com até 36 toneladas por eixo. Sobre a laje serão instaladas quatro vias.