Transportes Metropolitanos: CPTM participa V Seminário Metroferroviário no Rio de Janeiro

Evento, que começa nesta quarta, dia 28, faz parte das comemorações dos 150 anos da ferrovia no país

qua, 28/04/2004 - 9h23 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) participa dos debates sobre os novos rumos do transporte sobre trilhos no Brasil, no V Seminário Metroferroviário, que começa nesta quarta-feira, dia 28, no Othon Palace Hotel, no Rio de Janeiro, e vai até sexta-feira, dia 30. O evento faz parte das comemorações dos 150 anos da ferrovia no país.

Amanhã, dia 29, o presidente da CPTM, Mário Bandeira, coordenará o painel “Setor Metroferroviário: PPP é a solução?”, que discutirá a nova legislação, a experiência internacional e como os municípios podem colaborar com o trem e o metrô nas parcerias público-privadas.

Um outro tema relevante nos transportes públicos, a acessibilidade, será debatido na sexta-feira e terá como um dos palestrantes o coordenador da Comissão Permanente de Acessibilidade da CPTM, Rubens Chiesa. A apresentação será voltada para a atual política de investimentos da empresa, que é comprometida com a acessibilidade desde a criação da comissão, em 2000.

Chiesa falará também sobre o esforço da diretoria da CPTM para buscar recursos no âmbito estadual e federal e as ações voltadas para acessibilidade, como a instalação de elevadores, rampas de acesso e a licitação de projetos básicos que contemplam a acessibilidade em todas as estações nos últimos anos quatro anos.

O seminário busca promover uma integração dos profissionais metroferroviários e de outras áreas, além de ser um espaço para o debate e encaminhamento de soluções para os problemas do setor. É dirigido a dirigentes e profissionais das empresas metroferroviárias, dos órgãos gestores do transporte públicos, das indústrias, das empresas de engenharia e consultoria, das universidades e de outras entidades ao setor.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(AM)