Transportes Metropolitanos: CPTM introduz sistema de pregão de compras

Estão sendo treinados os empregados e técnicos da área de suprimentos para operar esses pregões

sex, 22/11/2002 - 19h56 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está implantando a modalidade pregão para a aquisição de produtos e insumos de seus serviços. Estão sendo treinados os empregados e técnicos da área de suprimentos para operar esses pregões.

A introdução desse sistema de pregões de compras é, apenas, uma das etapas de reformulação integral dos sistemas de gestão da companhia. Com apoio de consultores externos, especialmente da USP, a empresa está revisando e modernizando suas rotinas gerenciais, ao mesmo tempo em que disponibiliza para a administração superior novas ferramentas de controle.

Na área de suprimentos as mudanças serão radicais. Existem, nos diversos armazéns e almoxarifados da CPTM, cerca de 40 mil itens de produtos, com um valor contábil estimado em 60 milhões de reais. Um amplo levantamento inicial mostrou que apenas 10 mil itens são efetivamente necessários e estratégicos para a operação. Manter em estoque o restante é custoso e muitas vezes desnecessário.

Por isso, o primeiro passo foi identificar cada item e definir para cada categoria uma política de suprimento. Foram meses de trabalho para realizar o levantamento e a catalogação de todos esses estoques.

Essa pesquisa indicou haver 30 mil itens de aplicação não bem definida, tais como aqueles que se tornaram obsoletos depois da modernização da frota e de outras unidades operacionais da empresa. Muitos desses itens obsoletos são novos – 90% do total – e longe de serem inservíveis, poderão ser leiloados ou alienados, gerando recursos para a empresa.

A meta atual da CPTM é reduzir os estoques gerais em 20% e aprofundar a classificação e identificação de materiais e sua necessidade de estocagem e reposição. A médio prazo será implantado o sistema de código de barras, otimizando os procedimentos de compra e garantindo integridade do patrimônio físico da empresa.