Transportes Metropolitanos: CPTM instala telefones especiais em quatro estações da Linha C

No total, 25 estações da empresa já possuem esse serviço

sex, 02/09/2005 - 11h55 | Do Portal do Governo

As estações Ceasa, Jaguaré, Cidade Universitária e Pinheiros, localizadas na Linha C (Osasco-Jurubatuba) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), agora também contam com TDD’s – Telecomunication Device for the Deaf, sigla em inglês equivalente a aparelho de telecomunicação para surdos.

No total, 25 estações da empresa já possuem esse serviço: Lapa, Luz, Água Branca, Barra Funda, Francisco Morato, Lapa (Linha B), Tatuapé, Itaquera, Guaianazes, Mogi das Cruzes, Santo André, São Caetano, Mauá e Ipiranga Santo Amaro, Granja Julieta, Morumbi, Berrini, Vila Olímpia, Cidade Jardim, Hebraica-Rebouças e as quatro últimas contempladas – Ceasa, Jaguaré, Cidade Universitária, Pinheiros.

Com o equipamento, usuários dos trens metropolitanos com deficiência auditiva ou de voz podem se comunicar por telefone. Os telefones estão instalados nas áreas pagas dessas estações, próximos às linhas de bloqueio e salas de chefia. A localização visa inibir a ação de vândalos e facilitar o acesso dos que realmente necessitam utilizá-los.

A parte de infra-estrutura para abrigar os aparelhos é realizada com recursos próprios pelas equipes de Telefonia e Energia do Departamento de Manutenção de Sistemas Elétricos e Eletrônicos (DOFE), com o apoio da área de Operação, do Atendimento ao Usuário e da Comissão de Acessibilidade, da CPTM. Os TDD’s são concedidos pela Telefônica.

Como funciona

Lançado em 2001, o TDD consiste em um teclado e um pequeno monitor de cristal líquido. O aparelho pode se interligar a outro TDD, com um telefone fixo convencional ou até mesmo um celular. Nos dois últimos casos, ligando para o número 142, a comunicação é intermediada pela telefonista da operadora de telefonia local.

Para a pessoa com deficiência se comunicar com alguém sem deficiência auditiva ou de voz, basta discar o número 142. Uma telefonista atende à ligação e transmite a mensagem por voz ao interlocutor. Esse, por sua vez, fala ao aparelho e a telefonista responde com uma mensagem escrita. O usuário especial também pode receber ligações, desde que a pessoa ligue de qualquer aparelho telefônico para o 142 e informe o número do TDD.

Assessoria de Imprensa da CPTM

J.C.