Transportes Metropolitanos: CPTM instala máquinas de emissão automática de bilhetes

Com os novos equipamentos, não haverá a necessidade de se manter bilhetes codificados armazenados

seg, 17/03/2003 - 13h27 | Do Portal do Governo

Novos equipamentos de emissão automática de bilhetes magnéticos estão sendo instalados em bilheterias da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Com essas máquinas, pioneiras no Brasil, não haverá a necessidade de se manter bilhetes codificados armazenados na estação ou em cofres, aumentando, desta forma, a segurança.

A vantagem destas máquinas sobre as convencionais é que o insumo para emissão dos bilhetes é um rolo de papel de cartolina já com a tarja magnética sem qualquer codificação, portanto sem valor comercial.

A operação é simples e funciona como nos computadores, com menus de escolha de várias funções de emissão e controles. Para acessar os comandos existentes e operar as máquinas será necessário o reconhecimento de impressões digitais do usuário e suas senhas.

Dentre os recursos que as máquinas possuem, os principais estão relacionados à segurança. Como exemplo, destaca-se o controle de bilhetes emitidos, pois caso haja um assalto à bilheteria, dependendo da quantidade e velocidade que forem solicitados, o equipamento pode enviar um sinal de alarme.

E mais: se a máquina for roubada, não há como colocá-la em operação, pois além do reconhecimento de impressões digitais e senhas, existem implementações proibitivas através de algoritmos de software e hardware.