Transportes Metropolitanos: CPTM ganha Troféu Empresa Cidadã pela quarta vez

Companhia foi premiada pelo conjunto de seus projetos e ações sociais

ter, 30/09/2003 - 9h25 | Do Portal do Governo

Pelo quarto ano consecutivo, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) recebe o Troféu Empresa Cidadã, durante o 8º Fórum Nacional de Cidadania Empresarial, realizado no Auditório da Universidade de São Paulo (USP), dia 25. Concedido pelo Instituto de Marketing e Negócios, a CPTM foi premiada pelo conjunto de seus projetos e ações sociais.

“A intenção ao desenvolver programas de cidadania e responsabilidade social não era conquistar troféus. Mas os prêmios se tornaram referência do acerto em se realizar essas ações que contribuem para a melhoria das condições de vida da população”, enfatiza o gerente de comunicação e marketing da companhia, Luiz Alberto Chaves de Oliveira.

Durante o evento, representantes das várias empresas inscritas apresentaram seus projetos -Politec, Fundação Ruben Berta, Banco do Estado de Sergipe, Klabin, Intituto Telemig Celular, Intituto Avon, Banco ABN AMRO Real, Instituto Pão de Açúcar, Bahiagás, ONG Moradia e Cidadania, Sebrae, Millennium Chemicals, Vivo, Polibrasil, Fundação Belgo e Unimed.

Conquista de novos parceiros

Inscrito como Um trem nos trilhos da cidadania e da responsabilidade social, o trabalho engloba aproximadamente 15 projetos. As ações envolvem questões de saúde, atividades culturais e esportivas, cuidados com o patrimônio público e com o meio ambiente.

Entre os projetos está o Usuário do Amanhã, que atendeu mais de cem mil usuários e cuida da preparação de crianças e adolescentes para a utilização correta do sistema ferroviário.

Por mês, mais de 800 crianças viajam nos trens e aprendem a importância de se preservar um meio de transporte não poluente, rápido e seguro, explica Oliveira. “No futuro, elas serão nossas parceiros e não apenas usuárias.”

População engajada

Já o projeto Linha Verde objetiva diminuir, com o apoio das comunidades, entidades de classe, universidades e escolas, o uso predatório de áreas desativadas. “Queremos impedir que esses locais – como o trecho que vai da estação Jurubatuba até Varginha, na zona sul da capital – sirvam de depósito de lixo e abriguem construções irregulares.”

A idéia é reurbanizar essas áreas com a plantação de mudas de árvores frutíferas, como ocorre na Marginal Pinheiros. “Os moradores que têm pequenas faixas ocupadas com horta e plantio de milho, por exemplo, receberão permissão de uso do solo e em troca terá a responsabilidade de cuidar do terreno.”

Um milhão de passageiros por dia

Criada em 1992, a CPTM oferece serviços de transporte coletivo sobre trilhos a 22 municípios da região metropolitana de São Paulo, numa área de 8 mil Km2, onde residem 16 milhões de habitantes.
Vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos, possui rede operacional formada por 92 estações, com 270 Km de vias. Transporta um milhão de passageiros a cada dia, em média, nas linhas já disponíveis à comunidade.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)