Transportes Metropolitanos: CPTM encaminha ao BID edital para extensão da Linha 5 do Metrô

Na primeira fase da licitação foram habilitados 11 consórcios de empresas nacionais e internacionais

qui, 17/10/2002 - 10h00 | Do Portal do Governo

Os órgãos técnicos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) encaminharam, no inicio desta semana, ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para análise e homologação, o edital da fase final da licitação para escolha dos consórcios ou empresas que irão elaborar os projetos de engenharia da extensão da Linha 5 do Metrô, do Largo Treze até a Chácara Klabin.

Na primeira fase da licitação foram habilitados 11 consórcios de empresas nacionais e internacionais e duas empresas isoladas. Na segunda fase, cujo edital deverá ser publicado nas próximas duas semanas, serão analisadas as propostas técnicas e de preços para realização dos serviços.

A extensão da Linha 5 do Metrô prevê a construção, em subterrâneo, de 11,6 quilômetros de via, e de mais 10 estações, com frota e sistema de sinalização que permitirão o transporte de 1 milhão de passageiros por dia, com trens operando a intervalos de 90 segundos.

A segunda etapa de implantação da Linha 5 permitirá a conexão com todo o resto da malha metroferroviária e de transportes coletivos metropolitanos, através da transferências nas estações Santa Cruz, da Linha 1 do Metrô, e da futura estação Chácara Klabin, da Linha 2 do Metrô.

Na fase final de implantação, a Linha 5 do Metrô terá 21 quilômetros de extensão, com 16 estações e uma frota dos trens com alta tecnologia incorporada. A viagem entre Capão Redondo e Chácara Klabin será feita em 35 minutos. Atualmente, o mesmo percurso, coberto por ônibus, nos corredores das avenidas Santo Amaro e Ibirapuera, é feito, em média, em uma hora e meia, gerando grandes congestionamentos e poluição em toda a região.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM