Transportes Metropolitanos: CPTM assina convênio para restauro da Estação Jundiaí

Evento será nesta sexta-feira, dia 8, na própria estação

qui, 07/07/2005 - 10h35 | Do Portal do Governo

Nesta sexta-feira, dia 8, o secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o diretor-presidente da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Mario Bandeira, assinam convênio para restauro e adequação da Estação Jundiaí, localizada na extensão da Linha A (Luz-Francisco Morato-Jundiaí). Realizado na própria estação, o evento contará também com a presença do prefeito de Jundiaí, Ary Fossen, e outras autoridades.

Firmado entre a CPTM e a Prefeitura Municipal de Jundiaí, o documento terá validade de 12 meses, podendo ser renovado por iguais e sucessivos prazos. Em seu escopo, está prevista a liberação, por parte da empresa, de uma verba de R$ 400 mil para a execução do projeto de adequação da estação, no decorrer do período.

Programação

Uma comitiva, reunindo representantes da STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) e da CPTM, partirá da Estação da Luz às 13h37, com destino à Estação Francisco Morato – chegada por volta de 14h30. No local, o grupo realiza baldeação e prossegue viagem pela extensão da linha, até Jundiaí.

O desembarque no ‘ponto final’ está previsto para ocorrer às 16h10, após visitas às estações de Botujuru, onde autoridades da região juntam-se à comitiva, e Campo Limpo Paulista. Aproximadamente às 17 horas, após a assinatura da documentação pelas partes, os presentes concederão uma entrevista coletiva à imprensa.

O documento estabelece obrigações para os signatários. No caso da CPTM, constam: análise do projeto executivo – a ser apresentado pela Prefeitura -, comunicação de ocorrências que possam interferir na execução do mesmo e responsabilidade pela segurança e controle de acesso às áreas envolvidas.

Serão obrigações da Prefeitura, entre outras atribuições: promover as contratações necessárias à elaboração do projeto executivo e obras de restauro, obter a aprovação dos órgãos competentes de proteção ao patrimônio e acatar as recomendações da CPTM, no tocante aos quesitos de acessibilidade e implantações, sem interrupção da operação ferroviária.

História

A Estação Jundiaí foi inaugurada em 16 de fevereiro de 1867, fazendo parte da primeira ferrovia paulista – a São Paulo Railway (SPR), que ligava Santos a Jundiaí. Com a abertura da estação, Jundiaí tornou-se ponto canalização das cargas provenientes do interior e destinadas ao porto.

Serviço
Data: Sexta-feira, 8 de julho de 2005
Horário: 17 horas
Local: Praça Mauá, s/n, Vila Ariens – Jundiaí/SP

Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM
Assessoria de Imprensa

(LRK)