Transportes Metropolitanos: CPTM acelera modernização da malha em 2004

Meta é alcançar, em 2010, média de três milhões de usuários transportados por dia

seg, 03/01/2005 - 13h07 | Do Portal do Governo

Em 2004, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) avançou nos projetos de modernização do seu sistema, notadamente com a entrega das obras do projeto Integração Centro, na estação da Luz, e o anúncio dos projetos de expansão da oferta da linha F (Brás – Calmon Viana) e ‘Extensão da linha C (Osasco – Jurubatuba).

Paralelamente, outros programas ganharam fôlego ao longo do ano, como o de ‘Modernização e Acessibilidade das Estações’, o de modernização da frota denominado ‘Programa Boa Viagem’ e o projeto ‘Estação Referência’. A meta é chegar, em 2010, com uma média de três milhões de usuários transportados por dia, número que, hoje, já chega a ultrapassar os 1,3 milhão, nos dias de maior movimento.

Mobilidade na Luz

Desde o último 30 de novembro, os usuários da CPTM que desejam utilizar o Metrô, e vice-versa, já não precisam mais atravessar a Rua Mauá e pagar por uma nova passagem. A entrega das obras e a operação da integração física-tarifária no subsolo da Estação da Luz, dando prosseguimento ao Projeto Integração Centro, facilitaram o acesso da população ao centro da cidade com viagens mais rápidas, confortáveis e seguras.

Até julho de 2005, os trens da Linha B (Júlio Prestes-Itapevi) deverão chegar até a Luz. Ainda no primeiro semestre de 2005, está prevista a entrada em operação no novo CCO (Centro de Controle Operacional) Unificado, que reunirá os três CCO’s hoje em operação: Luz, Brás e Presidente Altino.

Linha F remodelada

Em visita à CPTM, no dia 19 de maio de 2004, o governador Geraldo Alckmin assinou uma autorização para a concorrência pública para a construção de três novas estações (USP Leste, Jardim Helena e Jardim Romano), recuperação e reforma de 49 trens, além da remobilização de outros 10 para incrementar a frota. Também está em andamento a recapacitação dos sistemas de energia, sinalização e telecomunicação das Linhas E e F. Haverá ainda vedação da faixa ferroviária nessa linha.

Os projetos básicos das novas estações Jardim Helena e Jardim Romano, bem como da reconstrução da estação Comendador Ermelino, foram concluídos entre os meses de agosto e novembro deste ano. No momento, a CPTM prepara o edital para a contratação do projeto executivo e obras dessas estações. O projeto básico da nova estação USP-Leste já foi contratado.

Mais trens para a zona sul

A Linha C será levada até o Grajaú em 2006. A obra faz parte da segunda etapa do ‘Projeto Sul de Trens Metropolitanos’. Para receber o mesmo padrão de serviço da linha, o trecho de 8,5 quilômetros entre Jurubatuba e Grajaú sofrerá várias intervenções.

O projeto prevê a implantação de duas vias sinalizadas e eletrificadas, de bitola convencional (1,60 m) até o Grajaú – anteriormente era apenas de 1,00 m – construção das estações Autódromo e Interlagos, obras de arte (passarelas e pontes, entre outras) e vedação de faixa patrimonial com muros. Para a nova Estação Grajaú está previsto um terminal integrado com os ônibus. Mais doze trens, de dois carros cada, num total de 24 carros, da série 5.500, serão remobilizados e, até 2006, se somarão à frota para servir a Linha C, já estendida.

A CPTM iniciou os estudos ambientais e os trabalhos para o reassentamento de famílias. Os processos licitatórios para projetos de engenharia (básicos e executivos ao mesmo tempo) estão em fase de conclusão.

Obras nas estações

As obras civis das estações Osasco, Presidente Altino, Jurubatuba e Santo Amaro, na Linha C, já estão em andamento. Em janeiro, será publicado edital para licitação da contratação de serviços de engenharia e arquitetura para elaboração de projetos básicos de 41 estações. Outros 12 projetos executivos (finais) de engenharia também serão licitados.

Duas estações da CPTM tornaram-se ‘Estações Referência’, em 2005. Além de passarem por reformas, Lapa, inaugurada em janeiro, e Ipiranga, em setembro, ganharam um novo modelo de gestão, voltado para um alto padrão de atendimento aos usuários.

Trens de cara nova

Os editais para recuperação, remobilização, modernização e revisão geral de trens da CPTM, que integram o ‘Programa Boa Viagem’, foram publicados no último dia 10 de dezembro. Estão previstas a recuperação de 49 trens das séries 1.400, 1.600 e 5.500, para atender as melhorias que estão em implantação na Linha F; remobilização / modernização de 51 trens para serem incorporados às frotas das Linhas A, B, C, E e F; revisão geral de outros 22 trens para o trecho entre Guianazes e Estudantes na Linha E, bem como a aquisição de 14 novos trens para atendimento da expansão do Expresso Leste até Suzano. Algumas dessas intervenções estão incluídas nos projetos já descritos.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(LRK)