Transportes Metropolitanos: Concluídas obras de restauração de prédio da Estação Brás

Prédio da CPTM foi construído em 1867

seg, 25/11/2002 - 13h14 | Do Portal do Governo

Foram concluídas na semana passada (22 de novembro), as obras de restauração do prédio localizado na Rua Domingos Paiva e que fazia parte da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (‘antiga Estação Brás’). Hoje o local dá acesso à plataforma 19, onde passam os trens com destino à Estação da Luz. O restauro do prédio, construído em 1867, começou há dez meses e faz parte do Projeto Integração Centro.

A área em que a equipe atuou têm aproximadamente 1300 metros quadrados, e engloba desde a plataforma até o telhado e a calçada da estação.

Na parte interna, a plataforma foi rebaixada para 1,20 metros e o piso original, em cimento escovado, reconstituído. As estruturas metálicas provenientes da Inglaterra foram restauradas e as partes que faltavam, reproduzidas em ferro fundido. Toda a estrutura foi pintada com esmalte sintético marrom, cor original.

No telhado foram substituídas as placas de zinco. As “compoteiras” (peças que se assemelham a vasos, localizadas nas pontas do telhado), foram feitas em argamassa tingida, a partir da única existente quando a restauração começou. Foi feito um molde em fibra de vidro e espuma de silicone para a reconstituição de todos os detalhes.

Durante as obras, as equipes encontraram vários tijolos originais debaixo do piso da plataforma, da época da construção da estação, que deixaram o muro com um padrão altíssimo de recuperação.

As portas dos três acessos também foram totalmente recuperadas, sendo substituídas algumas partes pela mesma madeira, jatobá. As portas medem 2,90 metros de altura, 2,5 metros de largura e são formadas por quatro folhas, pesando 200 quilos cada uma, o que totaliza 800 quilos por porta.

Na calçada, em frente aos acessos, foram utilizadas algumas pedras originais, recuperadas durante as obras. Nos demais trechos, o calçamento recebeu outro tipo de pedra.

Com as obras do restauro concluídas, falta apenas a instalação de equipamentos como bloqueios eletrônicos e bilheterias.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

A.M.