Transportes Metropolitanos: Comitês Técnicos da Alamys se reúnem em São Paulo

Reunião Intermediária dos Comitês Técnicos da Associação Latino Americana de Metrôs e Subterrâneos começou nesta segunda, dia 7

seg, 07/06/2004 - 13h38 | Do Portal do Governo

São Paulo está sediando a 9ª Reunião Intermediária dos Comitês Técnicos da Associação Latino Americana de Metrôs e Subterrâneos (ALAMYS). O encontro começou nesta segunda-feira, dia 7, e vai até quarta-feira, dia 9, no Hotel Crowne Plaza, rua Frei Caneca, 1.360. A organização é da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da Companhia do Metropolitano (Metrô).

Da cerimônia de abertura participam o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o presidente da CPTM, Mario Bandeira, o presidente do Metrô, Luiz Carlos David, representantes da ALAMYS entre outros.

O programa de Parceria Público-Privada (PPP), lançado recentemente pelo Governo do Estado de São Paulo, será o principal tema em debate desta segunda-feira, além do funcionamento da CPTM e do Metrô de São Paulo, a CBTU e o sistema de transporte na região de Milão. Nos outros dias, os quatro comitês (Operação, Manutenção, Planejamento e Gestão) discutirão suas atividades. Também estão programadas visitas técnicas.

Alamys

A ALAMYS foi fundada em 1987, para facilitar a troca de experiências e intercâmbios tecnológicos e de gestão entre seus membros. É formada por organizações dos países Latino-Americanos e da Península Ibérica que possuem sistemas metroferroviários metropolitanos de transporte de massa e por empresas e organizações afins.

São 33 empresas associadas, operadoras dos sistemas de transporte público, consideradas membros principais, e 37 fornecedoras de produtos e serviços, chamadas membros participantes. Nesses sistemas são transportados 15 milhões de passageiros por dia, atingindo 4,5 bilhões ao ano.

O Comitê de Direção é responsável pelas diretrizes e planos de trabalho que são conduzidos pelos comitês técnicos que estarão reunidos na próxima semana. A Secretaria Geral tem sede em Madrid.

Da Assessoria de Imprensa da CPTM

(AM)