Transportes Metropolitanos: Começa vistoria para ORCA na Região Metropolitana de Campinas

Veículos selecionados poderão fazer a vistoria a partir de segunda-feira, dia 26

sex, 23/05/2003 - 12h42 | Do Portal do Governo

Na próxima segunda-feira, dia 26, Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) começa a vistoria dos 173 veículos selecionados para operar o Operador Regional de Coletivo Autônomo (ORCA) na Região Metropolitana de Campinas. O trabalho dos 13 inspetores e técnicos da EMTU será até o dia 30 nas instalações do Sest-Senat, na Av. Comendador Aladino Selmi, 1.395, das 8h às 17h. A implantação do serviço ORCA regulamenta o transporte clandestino e faz parte do projeto de Reestruturação do Transporte na RMC.

A EMTU solicitou apoio da Polícia Militar para garantir a preservação do local e a integridade física dos convocados e  técnicos da empresa.

Selo comprovante de inscrição

De segunda a sexta-feira serão inspecionados, em torno de 40 veículos. A checagem dos carros envolve itens de segurança como freios, pneus, direção, suspensão, sistema elétrico, entre outros.  Extintor, estepe, triângulo são equipamentos obrigatórios que devem ser apresentados na vistoria.

No veículo aprovado pelos inspetores  será colado um selo no pára-brisa dianteiro para comprovar a habilitação no serviço ORCA. Entre 30/05 e 02/06, os carros serão novamente vistoriados para verificar o cumprimento das exigências da EMTU.

Os convocados receberão, ainda,  um manual com instruções para a padronização visual da frota. O regulamento com as regras da operação do serviço, que inclui o tratamento adequado aos usuários, idosos  e portadores de deficiência, também será entregue aos motoristas.

Sorteio e Fiscalização

Os aprovados na vistoria serão convocados para participar de sorteio que deve ocorrer em meados de junho para a alocação nas linhas e definição dos períodos de operação. Os ORCA´s serão redistribuídos no sistema metropolitano de Campinas.

Os aprovados na vistoria poderão circular no sistema até o sorteio e para coibir os clandestinos, a EMTU ampliará o número de fiscais de 20 para 30 pessoas e o número de carros de cinco para oito. 

Assessoria de Imprensa da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos

(AM)