Transportes Metropolitanos: Começa exposição da maior maquete de trens da América Latina

Obra é uma homenagem aos 150 anos de ferrovia no Brasil

qui, 29/04/2004 - 10h00 | Do Portal do Governo

O Secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, fará nesta quinta-feira, dia 29, às 11 horas, a abertura oficial da exposição da maquete da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), na Estação Júlio Prestes. Com 14 metros de comprimento por 2 metros de largura, a obra é uma homenagem aos 150 anos de ferrovia no Brasil, que será comemorado amanhã, dia 30 de abril.

Na abertura da exposição, que será instalada na área paga, junto aos bloqueios da estação, será realizado um show da Férrea Jazz Band, formada por funcionários da CPTM, que tocará os sucessos das big bands americanas e dos musicais da Brodway.

A maquete é representada em circuito oval de duas vias, com 28 metros de extensão (percurso de ida e volta), em escala 1:87. Construída sobre tripés e montada sobre chapas de madeira prensada, a réplica traz as estações Ponte Santo Amaro (da Linha 5-Lilás, construída pela CPTM e operada pelo Metrô), Santo Amaro, Vila Olímpia, Presidente Altino e Jurubatuba (as quatro são da Linha C da CPTM).

No centro da maquete, haverá painéis alusivos à história da ferrovia no Brasil, desde sua origem até os dias de hoje. Os outros painéis, em torno da maquete, mostram como ela foi construída. ‘É a maior maquete de um sistema metropolitano da América Latina’, afirma Marco Antônio Dantas, diretor de pesquisa histórica da SPPF (Sociedade de Pesquisa e Preservação Ferroviária), ferreomodelista há mais de 20 anos e um dos idealizadores da miniatura.

Foram feitos especialmente para a réplica seis protótipos do trem série 3000, da CPTM, fabricado na Alemanha, com quatro carros cada. Além destes, haverá um trem da Linha B (Júlio Prestes-Itapevi). ‘Os trens vão operar simultaneamente, parando nas estações e respeitando os intervalos em um sistema de timer’, explica Dantas. A segurança está garantida segundo ele. ‘Se alguma composição descarrilar, a ferrovia toda desliga automaticamente’.

Trabalham na elaboração da maquete 25 alunos do 1º Curso de Maquete e Ferreomodelismo, promovido pela CPTM e SPPF, desde novembro do ano passado. Para a confecção da maquete, os alunos utilizaram materiais diversos como madeira, papel, placas de alumínio, papelão, papel higiênico, resina, borracha reciclada, garrafas PET, caixas de ovos, serragem, relês, bucha vegetal, esponjas, além dos componentes elétricos.

A exposição ‘Ferreomodelismo Conta História – 150 Anos de Ferrovia no Brasil’ tem apoio da Alstom, Frateschi Ltda, CBA (Cia. Brasileira de Alumínio), Imprensa Oficial, Asfer (Associação dos Ferroviários da CPTM) e Prefeitura do Município de Itapevi.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

(AM)