Transportes Metropolitanos: Cinco mil preservativos são distribuídos no terminal de São Mateus

Evento faz parte da Campanha de Prevenção contra AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis

ter, 09/03/2004 - 18h44 | Do Portal do Governo

Cerca de 5 mil preservativos foram distribuídos nesta terça-feira, dia 9, no Terminal Metropolitano São Mateus, por representantes da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP) e do Centro de Referência Betinho, instituição que atua na região do Sapopemba, e do Centro de Testagem (CTA), Acompanhamento e Aconselhamento -, ligado à Secretaria Municipal da Saúde. O evento faz parte da Campanha de Prevenção contra AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST-Aids), na Semana do Dia Internacional da Mulher.

Também foram distribuídos diferentes folhetos de orientação elaborados pelas entidades e  órgãos governamentais para a prevenção, tratamento, direitos trabalhistas e constitucionais, entre outros assuntos tratados em linguagem simples e bem-humorada.

A receptividade à campanha pelos usuários do Terminal São Mateus foi positiva, despertando inclusive interesse das mulheres pelos preservativos femininos. Para este público foram distribuídas cerca de 500 unidades. A intenção da campanha foi informar as mulheres sobre o crescimento do índice de pessoas do sexo feminino contaminadas pelo vírus HIV. No entanto, o objetivo maior da campanha, que deve se estender a outros terminais da Região Metropolitana de São Paulo, é incentivar o sexo mais seguro.