Transportes Metropolitanos: Centralização de imagens reforça segurança na CPTM

Medida tornará mais rápida a verificação das ocorrências

qui, 15/07/2004 - 12h34 | Do Portal do Governo

A CPTM está centralizando as imagens captadas por suas câmeras de segurança espalhadas nas estações, em um só ponto, na estação Brás. De lá será possível conferir on-line, remotamente, todas as gravações.

A medida tornará mais rápida a verificação das ocorrências. Hoje, a conferência dessas imagens pode ser realizada apenas nos próprios locais onde foram captadas. Para Leopoldo Augusto Correa Filho, gerente de segurança da empresa, ‘a agilidade do sistema favorece a diminuição dos delitos, ou eventuais irregularidades que acabam virando delitos’. Segundo ele, é esperada, inclusive, uma queda no número de assaltos.

Duas estações já estão integradas: Brás e Barra Funda. O plano prevê, numa primeira etapa, que deve ser concluída em agosto, a conexão entre 33 estações (Júlio Prestes, Tatuapé, Osasco e Corinthians-Itaquera, entre outras), das 83
comerciais existentes.

Para isso, serão colocados links de frame-relay nessas estações permitindo a transmissão das imagens até o Brás. Esses canais de comunicação contratados junto à Telefonica permitem a condução do material captado até uma concentradora de imagens (um hardware específico). ‘Por meio de aplicativo, é apresentado um conjunto de imagens. Se desejarmos, podemos selecionar alguma, de um local especifico, em tela cheia, visualizando melhor uma eventual ocorrência’, explica Carlos Alberto Tubertini, assessor técnico da Gerência de Comunicação (GRI).

‘A CPTM confirma sua preocupação em oferecer melhores serviços aos seus usuários, em todos os níveis, principalmente no que se refere à segurança, utilizando, para isso, o que há de mais moderno em Tecnologia da informação, como meio para atingir suas metas’, afirma o assessor.

‘Com a implantação total da centralização das imagens, alcançaremos também uma otimização do trabalho’, garante Leopoldo Augusto Correa Filho. ‘A centralização das imagens permitirá que parte desse efetivo, que era destinado a fazer a coleta de imagens, possa ser transferida para outros pontos com maior necessidade de agentes’.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos

M.J.