Transportes Metropolitanos: Casos de vandalismo na CPTM diminuíram no último mês

nd

ter, 25/06/2002 - 11h08 | Do Portal do Governo

Durante o mês de maio os casos de vandalismo contra os trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM – diminuíram cerca de 19% em relação ao mês passado. Foram registrados 800 casos em abril e, em maio, 649, com gastos próximos a R$ 120 mil.

As janelas estão na liderança das ocorrências de vandalismo com 95 registros, sendo os trens da Linha B (Júlio Prestes – Itapevi) os mais atacados. Esse número aumenta se forem contabilizados também os lexans (placas de policarbonato que substituem os vidros), que somam mais 78 ocorrências, totalizando 173.

Os novíssimos trens alemães, que entraram em operação no final do ano passado, na Linha C, também já registram casos de vandalismo, com 15 ocorrências em maio.

As linhas que menos somaram ocorrências foram a A (Barra Funda – Francisco Morato) e D (Luz – Rio Grande da Serra), com 67 casos e os maiores registros foram nas linhas B (Julio Prestes – Itapevi) e C (Osasco – Jurubatuba), com 318 ocorrências. Nas linhas E (Brás -Estudantes) e F (Brás- Calmon Viana) foram abertas 264 falhas relativas a vandalismo.

Para combater as ações dos vândalos, o departamento de segurança da CPTM vem realizando várias operações, algumas em conjunto com a Polícia Militar.