Transportes Metropolitanos: BID elogia trabalho da CPTM e do Metrô de São Paulo

Missão do banco destacou a construção da Linha 5 do Metrô e obras de dinamização da Linha C-Sul da CPTM

sex, 22/02/2002 - 13h39 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), empresa do Governo do Estado de São Paulo, recebeu do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) um documento resultante da visita realizada, em janeiro, por técnicos da instituição às obras do Projeto Sul, financiado por aquele banco e que contempla a dinamização da Linha C-Sul da CPTM (Osasco-Jurubatuba) e a construção da Linha 5-Lilás do Metrô (Capão Redondo-Largo Treze).

Nesse relatório, o BID elogia a atuação da CPTM, reconhecendo que a construção da Linha 5-Lilás do Metrô está sendo concluída com custo em torno de US$ 67 milhões por quilômetro. E o documento acrescenta: ‘Esses valores comparam-se favoravelmente com custos de obras semelhantes, no país e no exterior, dado que há exemplos anteriores no Brasil e noutros países em que obras de semelhante qualidade chegaram a valores superiores a US$ 200 milhões/km’.

Outro ponto destacado pelos técnicos do BID refere-se aos cuidados ambientais adotados pela CPTM em suas obras. A equipe visitou os alojamentos provisórios para onde foram removidas as famílias que foram deslocadas para a construção da Etapa I da Linha 5 do Metrô, bem como o conjunto habitacional onde será feito o reassentamento definitivo desta população. E concluiu: ‘A Missão constatou, com satisfação, a qualidade do trabalho social que a CPTM vem realizando, em conjunto com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), junto à população afetada’.